Governo aprova plano nacional de redução das dependências para a década

28 de Julho 2023

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o novo plano nacional de redução dos comportamentos aditivos e das dependências até 2030, que se insere nas orientações previstas na estratégia da luta contra a droga de 1999.

“Foi aprovado o Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2030 e o Plano de Ação para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências – Horizonte 2024, com o objetivo de reduzir significativamente um amplo leque de comportamentos aditivos e dependências”, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

Segundo o executivo, os dois planos agora aprovados inserem-se numa “linha de continuidade com as orientações preconizadas” na Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga publicada em 1999 e nos sucessivos planos que lhes vieram dar sequência e que “são reconhecidos a nível nacional e internacional”.

O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) desenvolveu em 2022 o processo de consulta pública do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2030, que prevê três planos de ação para a próxima década, o primeiro dos quais agora aprovado.

O consumo de substâncias psicoativas ilícitas ao longo da vida em Portugal subiu mais de 60% desde 2001, situando-se a prevalência em 2022 abaixo da média registada pelo conjunto dos países europeus, revela um estudo divulgado em junho.

“Entre 2001 e 2022, a prevalência ao longo da vida, para qualquer substância psicoativa ilícita, passa de 7,8% para 12,8%”, referiu o inquérito promovido pelo SICAD.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This