Nenhum obstetra do Santa Maria faltou à chamada de transferência para o São Francisco de Xavier

1 de Agosto 2023

O Diretor-Executivo do SNS garantiu esta terça-feira que nenhum médico obstetra do Hospital Santa Maria faltou à chamada de transferência para o Hospital São Francisco de Xavier. 

As equipas médicas da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria começam hoje a trabalhar no São Francisco Xavier, ao abrigo do regime de mobilidade. No primeiro dia de transferência, Fernando Araújo visitou o edifício materno infantil e garantiu que estava “tudo a correr bem” e com “tranquilidade”.

O Diretor Executivo sublinhou que se trata da “operação inter-hospitalar de maior profundidade na história do Serviço Nacional de Saúde”. De acordo com Fernando Araújo o edifício onde se irá concentrar toda a atividade assistencial de Ginecologia e Obstetrícia “foi desenhado especificamente para a área materno infantil”, tendo “condições únicas” e uma capacidade de cerca de 4.500 a 5.000 partos.

“É preciso confiar no processo. Este foi preparado minuciosamente pelos colegas e por vários profissionais de saúde, de forma a garantir a qualidade e a segurança”, afirmou.

O responsável garantiu ainda que, apesar das dúvidas levantas por alguns especialistas, não houve nenhum médico obstetra que se tivesse recusado ir hoje para o São Francisco Xavier. “Mesmo concordando ou não com o processo, todos os médicos vieram e estão a fazer um trabalho exemplar na defesa das grávidas”, apontou.

Araújo aproveitou ainda para fazer um balanço sobre a operação “Nascer em Segurança”, tendo afirmado que “nestes primeiros seis meses nasceram cerca de 32 mil crianças nas maternidades do SNS.” Aos olhos do responsável, estes números “dão-nos esperança para o futuro, mas, sobretudo, confiança no presente.”

Sobre o número de grávidas transferidas para hospitais privados foi anunciado que “à data de hoje foram transferidas onze grávidas”.

“Por vezes temos de nos afastar da árvore e olhar para a floresta como um todo. Nesta altura, em julho de 2022 tinham sido fechados mais de 150 turnos de 12 horas nas várias maternidades do país. Com a operação “Nascer em Segurança” temos apenas o registo de um turno não previsto. Isto demonstra que a a reorganização que foi feita tem tido resultados”, conclui.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights