2.ª edição do Prémio Tecnigen Farmácias Comunitárias

2 de Agosto 2023

A Tecnigen lançou a segunda edição do Prémio Tecnigen Farmácias Comunitárias, direcionado a profissionais de farmácias comunitárias e estudantes do quarto ou quinto ano do Mestrado Integrado do curso de Ciências Farmacêuticas.

O objetivo é premiar quatro projetos inovadores dirigidos à prática da farmácia comunitária, que promovam a saúde e o bem-estar das suas comunidades. As candidaturas podem ser submetidas no website do Prémio até dia 31 de dezembro de 2023, sendo que a short-list com os 10 projetos finalistas será anunciada em fevereiro de 2024 e os vencedores revelados em novembro desse mesmo ano.

Nesta edição serão novamente distinguidos dois projetos que estejam ainda na fase de conceito e dois projetos que se encontrem já desenvolvidos (incluindo projetos piloto). Está prevista a atribuição de quatro prémios monetários, num total de 20 mil euros, em que o melhor projeto por categoria recebe 7.5 mil euros e o segundo melhor 2.5 mil euros. Os quatro projetos vencedores recebem ainda uma formação customizada dada pela Católica Lisbon School of Business & Economics, com uma duração de oito horas.

Além da Ordem dos Farmacêuticos e da CATÓLICA-LISBON, esta segunda edição conta com um novo parceiro institucional, o Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), que estará responsável por ministrar um webinar aberto a todos os participantes interessados em concorrer ao Prémio, com o mote “Como Desenhar um estudo na Farmácia Comunitária?”. O ISBE estará ainda responsável por sessões de coaching científico que serão oferecidas aos 10 projetos finalistas.

O júri desta edição é constituído por Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, que será também Presidente de Júri; Carolina Mosca, Presidente do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária; Ema Paulino, Presidente da Associação Nacional de Farmácias; Isabel Cortez, Presidente da Associação de Farmácias de Portugal; e Ana Cabral, Farmacêutica Comunitária e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights