SIM apela ao PR para que exerça a sua magistratura de influência em prol da saúde dos portugueses

4 de Agosto 2023

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que irá entregar uma carta aberta, dirigida ao Presidente da República, apelando a que exerça a sua magistratura de influência junto do Governo. 

Numa altura em que as negociações entre tutela e sindicatos se encontram completamente bloqueadas, o SIM lançou um apelo a Marcelo Rebelo de Sousa. Na próxima segunda-feira, a entidade sindical irá junto da portaria da Presidência da República (Calçada da Ajuda), entregar uma carta aberta, dirigida ao Chefe d0 Estado, apelando a que possa exercer a sua magistratura de influência.

Em declarações ao nosso jornal, o presidente do SIM explicou que o apelo visa “ajudar os portugueses a terem melhor acesso ao Serviço Nacional de Saúde”.

Jorge Roque da Cunha sublinhou que “os portugueses têm cada vez maior dificuldade de aceder aos cuidados de saúde”, sendo urgente que o Governo invista no SNS.

“Quando Marcelo Rebelo de Sousa vetou o decreto de lei dos professores chegou a dizer que “governar é escolher prioridades” e, portanto, a saúde e a educação deveriam ser prioridades se quisermos ir mais longe como sociedade desenvolvida e junta. É por isso que o nosso apelo vai nesse sentido”, apontou.

O responsável, que lamentou o estado do setor público da saúde, afirmou que “o Governo em vez de proclamar ‘amor’ ao SNS deveria transformá-lo em prioridade”.

Segundo o dirigente sindical, “é preciso acabar com a falácia da falta de médicos, já que em Portugal não há falta de médicos, existe é falta no Serviço Nacional de Saúde, explicou.”

Roque da Cunha alerta que propor um aumento salarial de 1,6% aos médicos “só irá contribuir para a saída de médicos do setor público (…) Sabemos que cerca de mil médicos se irão reformar entre 2023 e 2024. Também sabemos que nos últimos dois anos cerca de dois mil médicos pediram a rescisão do SNS. Para não falar das vagas de recém-especialistas que ficam todos os anos por preencher… Isto tudo explica porque temos 1,7 milhões de portugueses sem médico de família e listas de espera como nunca antes ocorreram.”

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights