USF-AN saúda aprovação de mais unidades modelo B

10 de Agosto 2023

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) saudou o anúncio feito pelo Ministério da Saúde de que mais oito Unidades de Saúde Familiar (USF) transitam para modelo B.

Neste grupo de oito USF destacam-se duas USF pertencentes à ARS Norte (USF Custóias e USF Santo Amaro), duas USF da ARS Centro (USF Novos Horizontes e USF Vitrius), três USF pertencentes à ARS Lisboa e Vale do Tejo (USF Areeiro, a USF Cartaxo Terra Viva e a USF Alvalade) e, finalmente, uma USF da ARS Alentejo (USF Quinta da Prata).

Esta tem sido uma reivindicação da USF-AN ao longo dos últimos anos e em múltiplas ocasiões, defendendo a generalização do modelo B das USF.

A associação destaca que as novas unidades “terão a possibilidade de ter a remuneração dos seus profissionais associada ao desempenho e, por conseguinte, proporcionar melhores cuidados de saúde à população.”

A generalização das USF modelo B é visto com agrado por parte da associação.

“Estamos certos de que se esta medida for tida em consideração, estamos perante uma valorização dos cuidados de saúde primários como pilar essencial do SNS, garantindo cada vez mais e melhor resposta às necessidades em saúde da populaçãoassim como a satisfação de todos os envolvidos”, lê-se no comunicado.

O despacho foi publicado esta quarta-feira.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights