Ispa lança mestrado em Psicologia Clínica Psicanalítica

14 de Agosto 2023

O Ispa – Instituto Universitário lançou o mestrado em Psicologia Clínica Psicanalítica, destinado a estudantes licenciados em Ciências Psicológicas ou Psicologia que pretendam seguir uma carreira na área da Psicologia Clínica.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou este novo ciclo de estudos que tem início no ano letivo de 2023/2024 e irá formar profissionais/investigadores com uma visão prática da Psicologia Clínica, dotando-os de competências e de instrumentos para a intervenção clínica autónoma e a aplicação do pensamento psicanalítico no mundo contemporâneo. O plano de estudos tem a duração de dois anos, em regime diurno.

“O programa abrange o desenvolvimento normal e patológico e a aplicação dos princípios subjacentes ao modelo analítico na compreensão dos indivíduos, grupos, organizações e situações sociais”, esclarece o coordenador do mestrado, José de Abreu Afonso. “Combina o pensamento reflexivo sobre a teoria e a prática com a experiência do estágio curricular, permitindo aos estudantes trabalhar sobre casos reais, em diferentes modalidades de intervenção clínica e psicoterapêutica”, acrescenta.

O mestrado vai desenvolver-se em quatro semestres após os quais é possível a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) como psicólogo júnior, visando a obtenção do título profissional de psicólogo. Permite assim acesso, após a obtenção do título profissional, ao exercício da Psicologia Clínica em prática pública ou privada. Possibilita também a candidatura à formação graduada de 3.º ciclo (doutoramento).

“Esta formação em Psicologia Clínica Psicanalítica retoma uma antiga tradição do Ispa, tendo sido aliás este o espírito do primeiro mestrado existente na instituição, oferecido na década de 90”, refere o coordenador, “uma tradição identitária que dá continuidade à função formativa académica que deu origem a profissionais de referência, presentemente integrados no mercado de trabalho”.

“Trata-se do único mestrado específico em Psicologia Clínica Psicanalítica atualmente disponível e possibilita o contacto com as teorias psicodinâmicas – a partir do estudo de autores clássicos e contemporâneos – e a sua articulação com o conhecimento clínico. Com este mestrado abre-se uma porta para todos os interessados noutra forma de estar na Psicologia Clínica”, remata José de Abreu Afonso.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights