Relatório de Sustentabilidade do grupo Ribera destaca a sua nova Fundação

14 de Agosto 2023

O grupo de saúde Ribera apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade 2022, destacando a constituição da Fundação Ribera Salud e o compromisso com o bem-estar dos seus utentes e profissionais.

O relatório realça os elevados níveis de estabilidade laboral e bem-estar dos profissionais, a renovação e aprovação de novas certificações ambientais que contribuem para o desenvolvimento sustentável da sua atividade, novas medidas de poupança de energia e água, e o seu plano de ação de promoção e prevenção da saúde junto da comunidade.

O comunicado de imprensa salienta que a sustentabilidade se tornou um elemento presente na estratégia transversal do grupo Ribera. O novo relatório de sustentabilidade empresarial tem uma abordagem prospetiva com cenários temporários, está adaptado às novas normas europeias de sustentabilidade (ESRS) e alia informação financeira e não financeira.

Neste relatório, é destacada a Fundação Ribera Salud, inscrita no Registo de Fundações da Generalitat Valenciana desde março de 2022, sendo o seu objetivo “promover a inovação e contribuir para a criação de um futuro melhor, disponibilizando às pessoas as ferramentas necessárias para melhorar a sua qualidade de vida, por meio da gestão de saúde e da educação”. Nesta senda, encontra-se investir em investigação de última geração.

No que respeita à política de gestão de pessoas, o grupo considera-a um dos principais contributos para o seu modelo de gestão, sendo um dos pilares estratégicos no sucesso dos seus projetos de saúde. “A chave do sucesso do grupo são os seus profissionais”, lê-se no relatório, assegurando que está empenhado “numa política de Gestão de Pessoas inovadora e mais flexível, em que o esforço e a dedicação são recompensados”, não descurando a criação de empregos estáveis ​​e de qualidade através da capacitação contínua e promoção interna “como forma de reter talentos e otimizar o ambiente de trabalho”. O grupo Ribera explica ainda que estabelece e desenvolve iniciativas “que integram a igualdade de tratamento e oportunidades”, em que, por exemplo, 70% dos seus profissionais são mulheres e cerca de 90% dos seus quadros têm contrato sem termo.

A Ribera garante que a formação contínua “é a chave do sucesso, sendo o principal objetivo do grupo facilitar o processo de atualização e desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes necessárias para o correto desempenho do trabalho, sendo uma ferramenta de melhoria para a prossecução dos objetivos corporativos”.

A nível da gestão ambiental, entre os índices ambientais analisados, o grupo Ribera destaca o facto de 84% da energia consumida nos seus 12 hospitais, 64 centros de cuidados primários e 35 policlínicas ser de origem renovável. Além disso, a Ribera possui inúmeras certificações ambientais e uma política ambiental corporativa que se aplica à atividade de todos os seus centros. A gestão da energia, dos resíduos e do desenvolvimento, bem como a monitorização constante dos resultados da estratégia climática, são alguns dos eixos sobre os quais gira a sua política ambiental. Neste âmbito, investe quase um milhão de euros na prevenção de riscos ambientais.

Salienta também as certificações obtidas em anos anteriores e que são renovadas anualmente, de que é exemplo a certificação ISO 14001 de Sistemas de Gestão Ambiental do Hospital Universitário de Vinalopó e a certificação de Pegada de Carbono nos hospitais de Denia, Hospital Ribera, de Molina (Múrcia) e Ribera Juan Cardona (Ferrol). Destaca ainda que, durante 2022, o grupo desenvolveu planos de ação focados no alargamento dos hospitais com pegada de carbono certificada; efetuou o registo da pegada de carbono no Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico; continuou a reduzir a utilização de plástico; formou profissionais em boas práticas ambientais, com especial ênfase na correta separação dos resíduos; e aumentou a consciencialização sobre o uso sustentável dos recursos.

Ainda na área de certificação da qualidade, o relatório refere que o Hospital Vinalopó possui quatro acreditações da Joint Commission International, a nível da Empresa, Programa de Cirurgia de Bypass Coronário, Departamento de Saúde Vinalopó e Hospital, e que o hospital Ribera Povisa também foi acreditado pela Joint Commission International.

De suma importância para a Ribera, é salientado que o programa de humanização do grupo foi objeto de desenvolvimento em 2022. O Hospital Dénia lançou um plano de cuidados para doentes com grave diversidade funcional e que também já se encontra a funcionar no Hospital Vinalopó; o Ribera Hospital de Molina implementou o protocolo para permitir visitas de animais de estimação aos doentes internados; e todos os hospitais da Ribera apostaram na musicoterapia com workshops e apresentações ao vivo, no novo canal do grupo no Spotify, com listas de músicas adaptadas para utentes, familiares e profissionais, e ainda num podcast de saúde. Foi também promovido o voluntariado corporativo e aumentou a colaboração com a Associação Discamino, que acompanha pessoas com diversidade funcional no Caminho de Santiago.

Por último, o compromisso com a sociedade na promoção e prevenção da saúde refletiu-se em 2022 através de todos os workshops, conferências, exposições e atividades organizadas para os utentes, nos próprios centros de cuidados primários e hospitalares, em escolas e associações. Além disso, os Comités de Doentes em todos os hospitais voltaram a ser presenciais, e o Ribera Juan Cardona (Ferrol) e o hospital de Denia lançaram este órgão consultivo em 2022, composto pelas principais associações de doentes e que se reúne periodicamente com a direção dos respetivos hospitais. Profissionais do grupo ensinaram a milhares de crianças a canção da Ribera para aprender a realizar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), o Hospital Torrejón recuperou o Caminho de Cervantes e o grupo publicou a primeira história infantil para ajudar as crianças a controlar o consumo de açúcar.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

Presidente do INEM diz ter condições para continuar no cargo

O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto “até ao último dia”.

MAIS LIDAS

Share This