Mais de duzentos mortos por cólera nos primeiros sete meses de 2023 na RDCongo

18 de Agosto 2023

Pelo menos 230 pessoas, incluindo muitas crianças, morreram nos primeiros sete meses de 2023 de cólera na República Democrática do Congo (RDCongo), anunciou esta sexta-feira a UNICEF.

Em comunicado, a agência da ONU para a infância acrescenta que mais de 31.340 casos suspeitos ou confirmados da doença foram registados no país durante esse período.

A província mais afetada, Kivu do Norte (nordeste), registou mais de 21.400 casos confirmados ou suspeitos, incluindo mais de 8.000 crianças com menos de 05 anos, de acordo com o Ministério da Saúde Pública democrático-congolês.

Estes números são muito superiores aos 5.120 casos totais registados na província em todo o ano de 2022, incluindo 1.200 crianças com menos de 05 anos.

“A dimensão do surto de cólera e a sua ameaça de devastação devem fazer soar o alarme”, afirmou a coordenadora de emergência da UNICEF na RDCongo, Shameza Abdulla, citada no comunicado.

“Se não forem tomadas medidas urgentes nos próximos meses, existe um risco significativo de a doença se propagar a zonas do país que não são afetadas há muitos anos. Existe também o perigo de uma maior propagação”, alertou.

Numa situação semelhante em 2017, recorda a UNICEF, a cólera espalhou-se por todo o país, incluindo a capital, Kinshasa, resultando em cerca de 55.000 casos e mais de 1.100 mortes.

A RDCongo, que atravessa a pior crise de deslocação de pessoas em África e uma das piores a nível mundial, com mais de 6,3 milhões de pessoas deslocadas no país, viu mais de 1,5 milhões de pessoas – incluindo mais de 800 000 crianças – deslocadas no Kivu do Norte e nas províncias vizinhas de Kivu do Sul e Ituri desde janeiro de 2023.

Os campos onde se acolhem os deslocados estão geralmente sobrelotados, o que os torna propícios à transmissão da cólera.

Além disso, desde 1998, esta zona da RDCongo está mergulhada num conflito alimentado por milícias rebeldes e pelo exército, apesar da presença da missão de manutenção da paz da ONU (Monusco).

A cólera é uma doença diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou de água contaminados pelo bacilo ‘vibrio cholerae’.

Segundo a OMS, continua a ser “uma ameaça global para a saúde pública e um indicador de desigualdade e de falta de desenvolvimento”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights