A Semana Educativa para Jovens com Diabetes Tipo 1 vai contar com 15 jovens, com idades entre os 14 e os 25 anos, de várias ilhas dos Açores, que irão participar em atividades educativas, desportivas e lúdicas que se irão realizar em vários pontos da ilha do Faial, nomeadamente na cidade da Horta, no vulcão dos Capelinhos e na Caldeira.
A estes jovens irão juntar-se monitores, médicos, enfermeiros e nutricionistas do Centro de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do HDES, que irão apoiar as atividades que se prendem com a terapêutica da DM1 (diabetes mellitus tipo 1). Durante esta semana, os jovens podem esperar um contacto, uma interação e uma partilha de experiências com outros jovens com a mesma doença.
Sobre esta edição da Semana Educativa para Jovens com Diabetes Tipo 1, Isabel Sousa, diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital do Divino Espírito Santo, refere que a sua realização se deve a “uma necessidade de moldes de uma educação terapêutica, fora do espaço hospitalar, e a uma disponibilidade total de vários monitores das várias áreas do tratamento da diabetes mellitus, numa semana desenhada com todos os componentes que possibilitem um bom controlo da diabetes a jovens com esta patologia, nomeadamente medicação e dispositivos médicos, uma alimentação adaptada às suas necessidades e uma atividade física constante ao longo dos dias”.
Serão realizados workshops dedicados aos temas “Exercício físico e a diabetes”, “Tecnologia e a diabetes”, “Diabetes no futuro”, “Desafios na diabetes”, entre outros.
Esta semana irá contar igualmente com muita animação nas atividades lúdicas, nas quais os jovens irão visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos seguido de trilho, piquenique no Parque do Cabouco e um trilho no perímetro da Caldeira, explica o comunicado de imprensa.
PR/HN/RA
0 Comments