Semana Educativa para Jovens com Diabetes Tipo 1 de 22 a 25 de agosto na ilha do Faial

18 de Agosto 2023

O Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES), em parceria com os Serviços de Pediatria e Medicina Interna do Hospital da Horta e o Grupo de Amigos da Pediatria (GAP), está a organizar a 16.ª Semana Educativa para Jovens com Diabetes Tipo 1, que irá decorrer entre 22 e 25 de agosto, na ilha do Faial.

A Semana Educativa para Jovens com Diabetes Tipo 1 vai contar com 15 jovens, com idades entre os 14 e os 25 anos, de várias ilhas dos Açores, que irão participar em atividades educativas, desportivas e lúdicas que se irão realizar em vários pontos da ilha do Faial, nomeadamente na cidade da Horta, no vulcão dos Capelinhos e na Caldeira.

A estes jovens irão juntar-se monitores, médicos, enfermeiros e nutricionistas do Centro de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do HDES, que irão apoiar as atividades que se prendem com a terapêutica da DM1 (diabetes mellitus tipo 1). Durante esta semana, os jovens podem esperar um contacto, uma interação e uma partilha de experiências com outros jovens com a mesma doença.

Sobre esta edição da Semana Educativa para Jovens com Diabetes Tipo 1, Isabel Sousa, diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital do Divino Espírito Santo, refere que a sua realização se deve a “uma necessidade de moldes de uma educação terapêutica, fora do espaço hospitalar, e a uma disponibilidade total de vários monitores das várias áreas do tratamento da diabetes mellitus, numa semana desenhada com todos os componentes que possibilitem um bom controlo da diabetes a jovens com esta patologia, nomeadamente medicação e dispositivos médicos, uma alimentação adaptada às suas necessidades e uma atividade física constante ao longo dos dias”.

Serão realizados workshops dedicados aos temas “Exercício físico e a diabetes”, “Tecnologia e a diabetes”, “Diabetes no futuro”, “Desafios na diabetes”, entre outros.

Esta semana irá contar igualmente com muita animação nas atividades lúdicas, nas quais os jovens irão visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos seguido de trilho, piquenique no Parque do Cabouco e um trilho no perímetro da Caldeira, explica o comunicado de imprensa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights