Autoridades decretam estado de emergência na sequência de um incêndio em Java

25 de Agosto 2023

As autoridades da província indonésia de Java decretaram hoje o estado de emergência na sequência de um incêndio que se prolonga há vários dias num aterro sanitário, libertando um fumo espesso que já provocou hospitalizações de residentes locais.

Desde terça-feira que o fogo tem vindo a alastrar-se no aterro de Sarimukti, onde se acumulam os resíduos da cidade de Bandung onde vivem 2,5 milhões de habitantes.

Pelo menos 30 veículos de combate a incêndios tentaram conter, sem sucesso, o fogo se propagou a uma área de 25 hectares sendo que o trabalho dos bombeiros é dificultado pelas altas temperaturas e ventos fortes.

As autoridades decretaram o estado de emergência na região por um período de 21 dias, de acordo com Hengky Kurniawan, chefe da província de Java Ocidental.

Afetados pelos fumos tóxicos, pelo menos 67 residentes locais desenvolveram infeções respiratórias ligeiras e duas pessoas foram hospitalizados, informou fonte hospitalar.

Os alunos de uma escola primária situada a seis quilómetros do incêndio foram aconselhados a ficar em casa, informou o diretor do estabelecimento de ensino.

As principais cidades da província de Java, a ilha com a maior densidade populacional do arquipélago indonésio, não dispõem das infraestruturas modernas necessárias para o tratamento do lixo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights