De acordo com os dados mais recentes do Global Burden Disease (2019), a má nutrição em todas as suas formas (alimentação inadequada, excesso de peso e obesidade e desnutrição) é o principal fator de risco para a carga da doença no nosso país.
Segundo dados do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, da Direção Geral de Saúde, estima-se que, em Portugal, mais de 12 mil mortes estejam associadas a uma alimentação inadequada. Calcula-se ainda que, em 2030, o número de óbitos provenientes de uma alimentação descuidada deverá ultrapassar o número de mortes causadas pelo tabagismo.
Tendo em consideração esta dimensão, e aliando o regresso de muitos portugueses à sua rotina diária, surge o projeto “Por falar em comida”, que pretende a promoção de melhores hábitos alimentares. A iniciativa da Médis conta com a coordenação científica da SPLS e tem como objetivo contribuir para capacitar as pessoas com as ferramentas necessárias para a tomada de decisões mais informadas sobre a sua própria saúde.
“A Médis decidiu, uma vez mais, apostar num projeto que disponibiliza ferramentas com o intuito de ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões para uma alimentação mais saudável, tão importante para a saúde física e mental“, refere Teresa Bartolomeu, responsável pela oferta de saúde do Grupo Ageas Portugal. “A proteção da saúde é a nossa principal prioridade e é por isso que, nos últimos anos, a Médis tem apostado numa forte componente de literacia em saúde, quer na vertente dos cuidados de saúde, quer na promoção de comportamentos mais saudáveis”, remata a responsável.
Ainda sobre a iniciativa, Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS, afirma que “cada vez mais a alimentação tem evidências na saúde da população e não é por acaso que a SPLS se associa à Médis para fazer este programa, baseado na evidência científica. Queremos comunicar com a população e, em especial, com todos os decisores sobre a alimentação – sejam pais, gestores das organizações, jovens, adultos e/ou pessoas mais velhas. A alimentação é um fator fundamental de equilíbrio e longevidade e pretendemos que as pessoas sejam mais conscientes das suas decisões em saúde e estejam motivadas para comer de uma forma mais saudável”.
Além da disponibilização de artigos, a iniciativa inclui um podcast (disponível em vídeo e áudio) que compila, ao longo dos vários episódios, os contributos sobre alimentação saudável de dez convidados das mais diversas áreas da saúde. Entre os vários assuntos, destacam-se a alimentação económica e sustentável, a alimentação e a saúde cardiovascular, a alimentação na infância e juventude e as novas tendências na indústria alimentar.
Os conteúdos de “Por Falar em Comida” estarão disponíveis para livre consulta em www.medis.pt/, sendo que os clientes Médis receberão ainda newsletters semanais, cada uma delas dedicada a um dos seis temas abordados no projeto.
PR/HN/RA
0 Comments