“Por falar em comida”: novo projeto da Médis e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde

29 de Agosto 2023

A Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, une-se à Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) numa parceria com o mote "Por falar em comida... Falamos de saúde", que visa sensibilizar a população para a importância de uma alimentação saudável.

De acordo com os dados mais recentes do Global Burden Disease (2019), a má nutrição em todas as suas formas (alimentação inadequada, excesso de peso e obesidade e desnutrição) é o principal fator de risco para a carga da doença no nosso país.

Segundo dados do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, da Direção Geral de Saúde, estima-se que, em Portugal, mais de 12 mil mortes estejam associadas a uma alimentação inadequada. Calcula-se ainda que, em 2030, o número de óbitos provenientes de uma alimentação descuidada deverá ultrapassar o número de mortes causadas pelo tabagismo. 

Tendo em consideração esta dimensão, e aliando o regresso de muitos portugueses à sua rotina diária, surge o projeto “Por falar em comida”, que pretende a promoção de melhores hábitos alimentares. A iniciativa da Médis conta com a coordenação científica da SPLS e tem como objetivo contribuir para capacitar as pessoas com as ferramentas necessárias para a tomada de decisões mais informadas sobre a sua própria saúde. 

“A Médis decidiu, uma vez mais, apostar num projeto que disponibiliza ferramentas com o intuito de ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões para uma alimentação mais saudável, tão importante para a saúde física e mental“, refere Teresa Bartolomeu, responsável pela oferta de saúde do Grupo Ageas Portugal. “A proteção da saúde é a nossa principal prioridade e é por isso que, nos últimos anos, a Médis tem apostado numa forte componente de literacia em saúde, quer na vertente dos cuidados de saúde, quer na promoção de comportamentos mais saudáveis”, remata a responsável.

Ainda sobre a iniciativa, Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS, afirma que “cada vez mais a alimentação tem evidências na saúde da população e não é por acaso que a SPLS se associa à Médis para fazer este programa, baseado na evidência científica. Queremos comunicar com a população e, em especial, com todos os decisores sobre a alimentação – sejam pais, gestores das organizações, jovens, adultos e/ou pessoas mais velhas. A alimentação é um fator fundamental de equilíbrio e longevidade e pretendemos que as pessoas sejam mais conscientes das suas decisões em saúde e estejam motivadas para comer de uma forma mais saudável”. 

Além da disponibilização de artigos, a iniciativa inclui um podcast (disponível em vídeo e áudio) que compila, ao longo dos vários episódios, os contributos sobre alimentação saudável de dez convidados das mais diversas áreas da saúde. Entre os vários assuntos, destacam-se a alimentação económica e sustentável, a alimentação e a saúde cardiovascular, a alimentação na infância e juventude e as novas tendências na indústria alimentar. 

Os conteúdos de “Por Falar em Comida” estarão disponíveis para livre consulta em www.medis.pt/, sendo que os clientes Médis receberão ainda newsletters semanais, cada uma delas dedicada a um dos seis temas abordados no projeto.  

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

SIM otimista quanto a alargamento do regime de dedicação plena

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje otimista quanto ao possível alargamento do regime de dedicação plena aos médicos do Hospital das Forças Armadas, INEM e hospitais prisionais, depois de uma reunião com a tutela.

MAIS LIDAS

Share This