Mpox: União Europeia dá ajuda de 350 mil euros à RDCongo para combater epidemia

30 de Agosto 2023

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira que concedeu uma ajuda de 350 mil euros para a luta contra a epidemia de mpox na República Democrática do Congo (RDCongo).

As autoridades de saúde congolesas relatam quase 9.000 casos de mpox no país e 500 mortes este ano, referiu num comunicado a delegação da UE na RDCongo, acrescentando que a província de Maniema (leste) é a mais afetada.

A epidemia de mpox (também conhecida como varíola dos macacos) alastra e chegou à capital, Kinshasa, onde “dois pacientes foram confirmados e tratados na semana passada”, acrescentou.

Esta situação levou a UE a “intensificar o seu apoio e alargá-lo a três novas zonas de saúde em Maniema, através do reforço das capacidades de resposta, incluindo através da vigilância, sensibilização da comunidade, diagnóstico e tratamento”.

Os 350 mil euros da União Europeia destinam-se à Alima, uma organização médica humanitária presente na RDCongo, para o desenvolvimento de um projeto de cinco meses.

Esses fundos ajudarão a organização em múltiplas funções, afirmou Johan Heffinck, chefe de gabinete do ECHO (Operações de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da Comissão Europeia), destacando as respostas a “necessidades urgentes e críticas relacionadas com treino e capacitação em vigilância de doenças, gestão de casos e prevenção de infeções e preparação para resposta a surtos e capacitação de pessoal, estruturas e sistema de saúde”.

A doença, relatada pela primeira vez em humanos em 1970 na RDCongo, é caracterizada por erupções cutâneas e podem ser acompanhadas por surtos de febre, dor de garganta ou dor nos gânglios linfáticos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou na sexta-feira para um “aumento dos casos” do vírus mpox “nos últimos dois meses em África e na Ásia”, apesar de ter declarado o fim deste tipo de infeção como emergência sanitária em maio passado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights