Hospital Distrital de Santarém implementa técnica inovadora em pneumologia

5 de Setembro 2023

O Serviço de Pneumologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou uma “técnica inovadora” para o “tratamento e alívio de sintomas em doentes com derrame pleural recorrente” através da “colocação de drenos tunelizados de longa duração”.

Em nota de imprensa, o diretor do Serviço de Pneumologia do HDS, Gustavo Reis, indica que esta técnica “poderá vir a beneficiar muitos doentes” com derrame pleural recorrente (acumulação de líquido no espaço pleural), tendo referido que “os dois grupos principais serão os doentes com cancro do pulmão (…) e também doentes com insuficiência cardíaca que podem também desenvolver derrame pleural recorrente sintomático”.

O procedimento é realizado “em regime de ambulatório, demorando 20-30 minutos, e o doente pode voltar ao domicílio imediatamente após a realização do mesmo”, pode ler-se na nota informativa.

Luís Rodrigues, pneumologista no HDS, citado na mesma nota, destaca, por sua vez, um “procedimento minimamente invasivo, com baixo risco de complicações”, que “proporciona um alívio sintomático rápido e significativo”, tendo Ana Infante, presidente do Conselho de Administração (CA) do HDS, salientado “a aposta crescente na diferenciação técnica” da unidade hospitalar.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pai e filha morrem em acidente de viação em Angola

Dois cidadãos portugueses – pai e filha – morreram hoje num acidente de viação na estrada de Sumbe para Luanda, em Angola, de que também resultaram dois feridos, avançou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights