Novas perspetivas sobre prevenção e tratamento da demência vascular

5 de Setembro 2023

Investigadores da Universidade de Genebra (UNIGE) e dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG) descobriram o papel do recetor CCR5 no desenvolvimento da demência vascular.

A demência é um grupo de doenças cerebrais que compartilham sintomas semelhantes, como problemas de memória, linguagem, orientação e comportamento. A demência vascular geralmente desenvolve-se em idosos, afetando entre 1% e 4% das pessoas com mais de 65 anos, de acordo com a Alzheimer’s Switzerland, e é causada por lesões vasculares que perturbam o fornecimento de sangue ao cérebro, levando à morte de neurónios.

Atualmente, não existe cura para a demência vascular, sendo a prevenção a única forma de combatê-la – controlando fatores de risco como hipertensão, colesterol alto, diabetes e tabagismo. Essas medidas preventivas tornar-se-iam mais eficazes com a descoberta de novos biomarcadores para uma melhor identificação das pessoas em risco. Foi isso que a equipa do HUG e da UNIGE conseguiu, ao descobrir o papel do recetor CCR5 no desenvolvimento da demência vascular.

O estudo focou-se na CCR5, uma proteína recetora ligada às quimiocinas. A equipa liderada por Dina Zekry, chefe da Divisão de Medicina Interna do Idoso do HUG e professora associada do Departamento de Reabilitação e Geriatria da Faculdade de Medicina da UNIGE, trabalhou em colaboração com a equipa liderada por Karl-Heinz Krause, médico sénior do Departamento de Diagnóstico e Medicina do HUG e professor do Departamento de Patologia e Imunologia da Faculdade de Medicina da UNIGE, ambos responsáveis pelo estudo.

Descobriu-se que o CCR5 desempenha um papel crucial na resposta das células cerebrais ao stress oxidativo, um mecanismo envolvido na morte dos neurónios. Eles também encontraram uma ligação entre uma variante genética específica do CCR5 e a de outra proteína, a apolipoproteína E (ApoE), conhecida pelo seu papel na demência relacionada com a idade.

Esta associação genética complexa aumenta consideravelmente o risco de demência vascular. “As pessoas com mais de 80 anos que são portadoras deste genótipo específico têm onze vezes mais probabilidade de desenvolver demência vascular”, explica Benjamin Tournier, biólogo do Departamento de Psiquiatria dos HUG, investigador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UNIGE e primeiro autor do estudo.

Esta investigação de natureza translacional permitiu clarificar os prováveis mecanismos da demência através de uma série de experiências. A equipa de investigação destacou o papel potencial do CCR5 nos mecanismos isquémicos, examinando neurónios de rato in vitro. Foram depois estudadas variações nos genes CCR5 e ApoE num grupo de 362 pessoas (205 sem demência e 189 com demência) que concordaram em fornecer amostras de sangue anualmente durante um período de cinco anos. Estas descobertas foram depois verificadas noutra coorte em Itália (157 indivíduos sem demência e 620 indivíduos com demência).

Zekry sublinha a importância desta descoberta para a compreensão e tratamento da demência relacionada com a idade. “Este é um grande avanço que abre portas para a identificação precoce de indivíduos em risco e para o desenvolvimento de terapias específicas”.

Novas estratégias de tratamento poderão surgir a partir destes resultados, visando melhorar a qualidade de vida dos doentes.

AlphaGalileo/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights