Hospital de Braga lidera indicadores de gestão económica

8 de Setembro 2023

O Hospital de Braga é o melhor hospital da sua dimensão em cinco de sete indicadores que medem a qualidade da gestão económica e financeira, de acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Entre os indicadores que a ACSS utiliza para medir as melhores práticas de gestão, o Hospital de Braga revela-se como o melhor na gestão de ‘gastos operacionais por doente padrão’, nos ‘gastos com pessoal ajustados por doente padrão’, nos ‘gastos com pessoal por doente padrão’, nos ‘gastos com produtos farmacêuticos por doente padrão’ e nos ‘gastos com medicamentos por doente padrão’.

“Os indicadores espelham o compromisso incansável das nossas equipas na gestão e aplicação de recursos, a todos os níveis. Procuramos rentabilizá-los ao máximo, garantindo uma resposta positiva ao utente, e salvaguardando a estabilidade económica e financeira do Hospital de Braga. Estamos empenhados em desenvolver estratégias eficazes, que respeitem as boas práticas de gestão económica e financeira, e assegurem um serviço de excelência na região”, refere João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga. 

A informação disponibilizada pela ACSS remete para novembro de 2022, e compara os indicadores de um grupo que reúne o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, Hospital Garcia de Orta, Centro Hospitalar de Viseu, Hospital Fernando Fonseca, Hospital Espírito Santo de Évora, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e Centro Hospitalar do Algarve.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

3.º Seminário sobre Linfomas da APCL: Do Diagnóstico à Retoma da Vida

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 12 de abril, a 3.ª edição do Seminário sobre Linfomas, no Auditório do metro de Lisboa (Linha Azul – Estação de metro do Alto dos Moinhos). Este evento, direcionado a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para partilhar informação atualizada e apoio a todos os que vivem com linfoma.

Bolsa da APAH vai ajudar a testar percurso específico para pessoas com comportamentos aditivos e melhorar acesso à IVG

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com consultoria técnica da nobox e apoio da Gilead Sciences, vai ajudar a implementar dois projetos inéditos nas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Arrábida e de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, vencedores da 5.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, que tem como objetivo e implementação de projetos que melhorem a articulação dos cuidados de saúde. 

Estudo internacional identifica alvo promissor para tumores cerebrais infantis

Uma equipa internacional de investigadores identificou o receptor PDGFRA como um alvo promissor no tratamento de gliomas pediátricos de alto grau, tumores cerebrais agressivos com poucas opções terapêuticas. O inibidor avapritinib mostrou eficácia em modelos laboratoriais e humanos, abrindo caminho para novos ensaios clínicos.

Mulheres com Doença de Parkinson: Estudo Revela Subdiagnóstico

Estudo da Egas Moniz School of Health & Science destaca que as mulheres com Doença de Parkinson são frequentemente subdiagnosticadas e enfrentam desafios significativos no acesso a tratamentos especializados. A pesquisa, intitulada “Using a sex- and gender-informed lens to enhance care in Parkinson’s disease”, revela que as diferenças de sexo e género têm um impacto considerável na progressão da doença e na qualidade de vida das pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights