APAH lança livro “A Investigação nas Organizações de Saúde”

7 de Novembro 2023

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH] irá realizar, no próximo dia 09 de novembro, a Sessão de Lançamento do Livro “A Investigação nas Organizações de Saúde”, que terá lugar no Auditório Professor Doutor Manuel Machado Macedo, na NOVA Medical School, Rua Câmera Pestana nº 6, em Lisboa, com início às 17h15.

Esta publicação enquadra-se na linha editorial dedicada à “GESTÃO EM SAÚDE”, lançada pela APAH em parceria com a Editora ALMEDINA em 2020. Com coordenação a cargo de Margarida Ferreira (coordenadora do Grupo de Trabalho da APAH para a Investigação em Saúde), colaboração de Catarina Resende de Oliveira (Presidente da AICIB) e prefácio de Paula Macedo (Professora na NOVA Medical School), “A Investigação nas Organizações de Saúde” consiste num olhar atento sobre aquelas que são as dimensões críticas para o desenvolvimento de uma cultura de investigação nas Organizações de Saúde, desde as políticas públicas à governança, e simultaneamente uma reflexão sobre o potencial que Portugal encerra neste domínio, que se espera que seja inspirador de cada vez mais e melhor investigação.

A investigação em Saúde é reconhecida como um fator determinante na promoção de uma saúde de qualidade e vive tempos de grande mudança e de oportunidades. Os avanços tecnológicos constantes e a produção massiva de dados em saúde, ainda mais evidenciada pelo uso crescente de dispositivos móveis, são alguns dos fatores transformadores deste novo capital de conhecimento e que abrem as portas à investigação em saúde como nunca outrora visto. Neste contexto, as Organizações de Saúde podem e devem posicionar-se como um dos principais pilares geradores de conhecimento e de inovação em saúde. Mas, para tal, é fundamental que se olhe a investigação em saúde como uma prioridade, que, tal como outras linhas de produção, faz parte da atividade diária das Organizações de Saúde, sendo valorizada pelo papel que desempenha na melhoria da qualidade dos cuidados assistenciais prestados, na qualificação, captação e retenção de talentos, criação de sinergias e redes de transferência de conhecimento, atualização científica e fonte importante de financiamento.

Esta obra contou com o contributo de diversos profissionais ligados à temática da investigação e com a partilha de práticas que visam servir de inspiração, e teve o apoio da Amgen, Biogen e Novartis.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis aqui.

PR/APAH/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights