Teoria explica a relação entre complexidade cognitiva e assimetria cerebral

14 de Setembro 2023

Uma nova teoria matemática mostra que a maior complexidade cognitiva está relacionada com a lateralização de algumas funções do cérebro.

A maioria dos animais tem corpos com simetria espelhada (esquerda e direita são iguais, mas invertidas), propriedade que o cérebro partilha, exceto no caso de algumas funções cognitivas que parecem lateralizadas.

Até ao momento, os mecanismos biológicos que fazem com que essa simetria no cérebro desapareça, em alguns casos, não são bem compreendidos.

O investigador do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), em Espanha, Luis Seoane, desenvolveu uma nova teoria matemática que demonstra como o aparecimento de mais complexidade cognitiva acarreta uma pressão evolutiva que favorece a lateralização cerebral.

O trabalho de Seoane, que verifica esta hipótese amplamente difundida, está publicado na revista Physical Review X, divulgou esta quarta-feira o CSIC, citado pela agência Efe.

Seoane destaca que “até agora, a investigação centrou-se em processos mais mecânicos que também poderiam quebrar a simetria, como o uso preferencial de uma mão”.

No entanto, este novo modelo, baseado na ciência dos sistemas complexos, “demonstra matematicamente” que a evolução das funções cognitivas avançadas é um ingrediente chave que pode quebrar a bilateralidade.

Por isso, “pode-se esperar que animais com cognição mais avançada tenham cérebros mais assimétricos”, realça o cientista.

Além disso, há casos que progridem da simetria para a assimetria: Respondemos à linguagem com ambos os hemisférios assim que nascemos, mas esta função torna-se mais tarde lateralizada à medida que o cérebro amadurece.

A nova teoria prevê ainda que, em determinadas situações, este mecanismo poderia funcionar ao contrário, ou seja, que uma maior complexidade cognitiva poderia restabelecer simetrias perdidas ou gerar novas, duplicando circuitos já existentes.

O trabalho de Seoane, além de confirmar uma teoria há muito aceite na neurociência, abre portas para aplicações práticas na neurologia.

Este quadro teórico, explica o CSIC, permite avaliar qual é a forma ideal de trabalhar o cérebro, se o faz de forma simétrica ou com cada hemisfério separadamente, e se uma configuração inadequada pode afetar ou causar patologias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights