Helga Rodrigues. Intervenção Farmacêutica Holon

Vacinação para a covid-19 nas farmácias

09/15/2023

Apesar de já ter sido declarado o fim da pandemia Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a indicação para a vacinação sazonal contra esta infeção mantém-se, com vacinas adaptadas às estirpes do vírus SARS-CoV-2 em circulação.

Nesta nova época vacinal que se aproxima, todo o processo de vacinação contra a Covid-19 será assegurado pelas estruturas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os centros de saúde fazem parte deste processo a par com as farmácias comunitárias que, na sequência da experiência positiva de administração da vacina da gripe sazonal em anos anteriores, vão estrear-se na vacinação contra a Covid-19.

A extensa distribuição geográfica e o horário alargado de funcionamento das farmácias comunitárias permitem facilitar o acesso da população à vacina e tornar o processo mais cómodo para os utentes. Estas valências permitem manter os elevados níveis de adesão à vacinação que se verificaram nos últimos períodos de vacinação sazonal contra a gripe.
A elevada capilaridade da rede de farmácias comunitárias será essencial para que a vacinação simultânea contra a Covid-19 e a gripe sazonal decorra de forma mais rápida, de modo a atingir a proteção de toda a população de risco num curto período.

Num cenário de escassez de recursos, esta nova medida afigura-se como uma ferramenta de apoio à gestão em saúde, permitindo que os serviços públicos de saúde sejam canalizados para outras necessidades estruturais do SNS, nomeadamente para o acompanhamento de doentes crónicos.

Este é mais um passo dado com a confiança dos farmacêuticos comunitários, a quem é reconhecida a capacidade de prestar cuidados de saúde cada vez mais especializados, aliados a um maior conforto e proximidade para os utentes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights