Dengue no Bangladesh já provocou este ano 804 mortos

17 de Setembro 2023

Pelo menos 804 pessoas já morreram este ano de dengue no Bangladesh, segundo dados avançados no sábado pela Direção-Geral dos Serviços de Saúde (DGHS, na sigla em inglês) do país.

Este ano, a DGHS registou 164.562 casos de dengue, sendo que 153.428 recuperaram, de acordo com o jornal local em língua inglesa Dhaka Tribune.

Um total de 10.330 pacientes, incluindo 4.208 na capital, Daca, estão atualmente a receber tratamento em diferentes hospitais.

O anterior número mais elevado de mortes foi registado em 2022, quando 281 pessoas terão morrido durante todo o ano.

A dengue é comum em zonas tropicais e provoca febres altas, dores de cabeça, náuseas, vómitos, dores musculares e, nos casos mais graves, hemorragias internas que levam à morte.

Quinta-feira, Mohammed Niatuzzaman, diretor do hospital estatal Mugda Medical College, em Daca, avisou que o Bangladesh está a ter dificuldades em lidar com o surto devido à falta de uma “política sustentável” e porque muitos não sabem como combatê-lo.

Fora da capital e de outras grandes cidades, os profissionais médicos, incluindo os enfermeiros, precisam de melhor formação para lidar com os casos de dengue, frisou.

A Organização Mundial de Saúde alertou recentemente para o facto de doenças como a dengue, o zika, a chikungunya e a febre-amarela, causadas por vírus transmitidos por mosquitos, estarem a propagar-se mais rapidamente e mais longe devido às alterações climáticas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This