Diaverum escolhe Nextbitt como plataforma de Gestão de Ativos e Sustentabilidade

20 de Setembro 2023

A Nextbitt foi selecionada para um projeto de otimização da utilização de recursos nas clínicas da Diaverum, multinacional especialista em cuidados renais.

Ao implementar a plataforma de gestão sustentável de ativos físicos, o projeto prevê a otimização de processos, monitorização dos recursos utilizados, com dados em tempo real e auditáveis, nomeadamente de energia e água através de sensorização, bem como a gestão de equipamentos e a tomada de decisões com base nos dados fornecidos, de modo a tornar a operação da Diaverum mais eficiente e sustentável. A operação nacional da Diaverum, multinacional sueca, dispõe de uma rede de 27 clínicas, com mais de 1,500 profissionais.

A implementação da plataforma da Nextbitt vai permitir uma melhor exploração dos ativos da empresa, com especial enfoque nos equipamentos de electromedicina que sustentam o processo de hemodiálise. Estes equipamentos sofisticados, tal como estações para produção de água ultrapura ou monitores de diálise, são complexos, possuindo exigentes processos de manutenção e calibração. A nova plataforma, conectada com estes ativos e equipas, permitirá a gestão de todo o ciclo de vida dos mesmos.

Este projeto também explora a vertente da sustentabilidade, através do seu programa de “Green Nephrology”, sensorizando o conjunto de recursos consumidos, permitindo assim à empresa tomar decisões com base em informação acionável, satisfazendo as suas ambições de mitigar o impacto ambiental.

Para Miguel Salgueiro, Founder & Partner da Nextbitt, “O setor da saúde em Portugal tem um caminho longo a percorrer na gestão sustentável de resíduos e equipamentos. Neste contexto, a Diaverum é uma organização exemplar que está a dar um passo importantíssimo na otimização dos seus recursos e ativos físicos. É um prazer dar este passo em conjunto e sentir a confiança depositada pela Diaverum na plataforma da Nextbitt para alcançar os seus objetivos ao nível da sustentabilidade.” Acrescenta ainda que, “com o aumento das regulamentações europeias”, esperam “ver cada vez mais organizações a apostar em políticas de ESG” e estarão “preparados para as acompanhar neste processo de adaptação”.

Miguel Gonçalves, Diretor de Operações na Diaverum, acrescenta que “otimizar a utilização de recursos e, por consequência, limitar ao máximo o desperdício, é uma prioridade para a Diaverum. Na Diaverum não cortamos custos, apenas desperdício. Desperdício é tudo aquilo que não traz valor para os nossos Doentes e Colaboradores.”

“Temos vindo a conquistar espaço no setor da saúde devido à prestação de cuidados de saúde de excelência, suportados por Modelo de Gestão Clínica integrado e holístico, que aposta na digitalização e sustentabilidade dos processos. Naturalmente que os ativos físicos não podem ser uma exceção, pois têm a missão de suportar os cuidados prestados. Com este objetivo em mente, redefinimos o modelo de gestão de ativos e estabelecemos uma parceria com a Nextbitt, uma organização alinhada com os valores da Diaverum, nomeadamente, na importância dada ao suporte dos cuidados aos nossos doentes, redução do desperdício e sustentabilidade.”

Com a implementação da plataforma Nextbitt, os colaboradores da Diaverum, fornecedores, técnicos ou prestadores de serviços têm acesso a uma única plataforma que lhes permite controlar os equipamentos e os recursos disponíveis em qualquer clínica. Por exemplo, é possível medir e monitorizar o uso de água de modo a aplicar medidas no futuro para a redução do consumo, um cenário que se repete com a energia. A informação de consumos passa também a estar disponível de forma dinâmica e pretende envolver todos os colaboradores no mesmo propósito: os melhores cuidados de saúde, de forma sustentável.

Numa primeira fase piloto, a plataforma da Nextbitt estará disponível em 2 das 27 clínicas nacionais da Diaverum, com o objetivo de testar a integração do software com os processos habituais da organização. Posteriormente, a tecnologia da Nextbitt será aplicada em toda a rede nacional da prestadora de cuidados renais. Está ainda em cima da mesa a possibilidade de alargamento desta paraceria, no futuro, para os 23 países onde a Diaverum está presente. Deste modo, este projeto poderá levar a sustentabilidade na saúde, apoiada por tecnologia portuguesa, a todo o mundo, melhorando os serviços prestados e preservando o futuro do planeta.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This