APEF lança vídeos que consciencializam para a ascite

21 de Setembro 2023

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai lançar um conjunto de seis vídeos para consciencializar para a ascite, uma doença que está associada, maioritariamente, à fase de descompensação da doença hepática crónica.

“Com o lançamento destes vídeos pretendemos transmitir várias mensagens sobre a Ascite, os seus sintomas, os fatores de risco, as formas de prevenção e tratamento. Pretendemos, sobretudo, consciencializar as pessoas para a importância de eliminar ou evitar o consumo de álcool, adotar uma dieta equilibrada, praticar exercício físico e controlar o seu peso, de modo a evitar problemas que podem levar à cirrose”, explica Arsénio Santos, presidente da APEF.

E acrescenta: “É igualmente importante não partilhar objetos relacionados com o consumo de drogas, como seringas, e ter práticas sexuais seguras, visto que algumas hepatites virais, que podem desencadear a falência do fígado, são sexualmente transmissíveis. Deve garantir ainda que está vacinado contra a Hepatite B. Por outro lado, deve cumprir rigorosamente o tratamento e a medicação associados à cirrose hepática, se já tiver a doença, de forma a impedir ou controlar as complicações que podem surgir na Ascite.”

Os vídeos são subordinados às temáticas “Qual a principal causa do desenvolvimento de Ascite?”, “Quais os graus de gravidade da Ascite?”, “Que outras doenças podem estar associadas à Ascite?”, “Como é feito o diagnóstico da Ascite?”, “O que fazer em caso de ter Ascite?”, “Como prevenir a Ascite?”, e podem ser visualizados no canal de YouTube da associação: https://www.youtube.com/@apefassociacaoptestudofigado.

O conteúdo também está disponível em áudio, no podcast “À Conversa com o seu Fígado”: https://open.spotify.com/show/6X07pXsey24xWvuZpSAzP3?si=bc6fe021d7a34387.

A ascite está associada, maioritariamente, à fase de descompensação da doença hepática crónica (cirrose), manifestando-se também através de outros sintomas além do inchaço, como a dor e pressão na região abdominal, perda de apetite, náuseas, vómitos, oscilação de peso sem explicação e falta de ar. Quando se identifica a ascite, deve controlar-se esta condição e passar para a fase de tratamento.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

NOVA Medical School cria programa de culinária para jovens diabéticos

A NOVA Medical School avança em janeiro de 2026 com um programa gratuito de literacia alimentar para jovens entre os 14 e os 18 anos com diabetes tipo 1. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Unidade Local de Saúde de São José, combina formação em kitchen lab, investigação clínica e estratégias de gestão autónoma da doença, visando reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida dos participantes

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights