Startup portuguesa BEAT Therapeutics premiada em evento europeu

23 de Setembro 2023

A BEAT Therapeutics, semifinalista da edição deste ano do Prémio InnoStars da EIT Health, garantiu a primeira posição na categoria Bio/Pharmatech no prémio Startup Olé.

A Startup Olé decorreu de 4 a 7 de setembro, em Salamanca (Espanha).

A BEAT Therapeutics, startup de saúde com sede no Porto, foi cofundada por Ângela Carvalho, Hugo Prazeres, Lucília Saraiva, Maria José Umbelino e Lúcio Lara Santos. A missão da empresa é ser pioneira em opções terapêuticas mais eficazes para pacientes que enfrentam cancros agressivos e com reduzidas taxas de tratamento. O primeiro medicamento candidato, uma terapia inovadora de primeira classe, mostra grande promessa contra a interação BRCA1/BARD1, um alvo altamente validado no tratamento do cancro.

“Sentimo-nos muito reconhecidos em sermos os primeiros entre tantos concorrentes excelentes que apresentaram as suas soluções promissoras na categoria Bio/Pharmatech. A nossa missão é transformar o tratamento padrão dos pacientes com cancro. Aproveitámos o potencial dos compostos mais potentes da natureza para fornecer uma terapêutica precisa, segura e que desafia a resistência contra o cancro, com elevada resistência aos tratamentos convencionais e baixas taxas de sobrevivência”, afirmou Ângela Carvalho após a sua apresentação vencedora. “Se pensarmos nas células cancerígenas como o Super-Homem, a nossa terapia é semelhante à criptonita. Sendo uma empresa recentemente fundada e dando os primeiros passos, achamos gratificante que outros reconheçam o valor da nossa solução terapêutica”, acrescentou Hugo Prazeres.

A 10.ª edição do evento Startup Olé reuniu mais de 500 oradores e mais de 200 fundadores, consolidando o seu estatuto como uma das maiores feiras de inovação e empreendedorismo da Europa.

O EIT Health InnoStars desempenhou um papel significativo no evento com um total de 18 semifinalistas do programa InnoStars Awards (incluindo BEAT Therapeutics) e 10 equipas do RIS Innovation Call. Estes fundadores apresentaram uma gama diversificada de soluções em terapêutica, tecnologia médica, tecnologia digital e biotecnologia durante o Pitch Competition e a Startup Fair.

A participação no evento Startup Olé foi uma componente crucial da segunda fase de formação de ambos os programas, oferecendo oportunidades para mentoria especializada e networking dentro do ecossistema empresarial e de investidores reunido em Salamanca. A ronda inicial dos bootcamps do programa, organizada em colaboração com o parceiro InnoStars, Instituto Pedro Nunes (IPN), decorreu em Coimbra, no final de julho. Estes bootcamps foram concebidos para fornecer às equipas os conhecimentos e ferramentas essenciais para a sua jornada empreendedora.

“O reconhecimento da BEAT Therapeutic é uma validação significativa do trabalho que realizamos no EIT Health. A Europa Meridional, Central e Oriental tem muitas inovações promissoras em vários campos, desde a terapêutica até à biotecnologia de ponta, e os programas aceleradores InnoStars proporcionam a estes inovadores a oportunidade de transformar as suas ideias em realidade. O sucesso do atual semifinalista entre concorrentes de toda a Europa sublinha a força dos Prémios InnoStars, que se estabeleceram firmemente como o programa acelerador líder do continente em inovação em cuidados de saúde. Estou satisfeito que o Instituto Pedro Nunes possa fazer parte desta comunidade e apoiar jovens inovadores, transmitindo-lhes o conhecimento e as competências necessárias para que prosperem e tenham sucesso nas suas jornadas empreendedoras”, afirmou Jorge Pimenta, presidente do Instituto Pedro Nunes.

Após a conclusão da fase de ‘Mentoring e Boothcamping’, as dez startups selecionadas do Programa de Prémios InnoStars e todas as equipas do RIS Innovation Call serão convidadas para o pitch final nas Grandes Finais InnoStars, agendadas para novembro de 2023, em Milão. Terão a oportunidade de ganhar até 25 mil euros e o reconhecimento europeu que os ajudará a lançar o seu produto ou serviço.

O EIT reune perto de 2.400 parceiros das principais organizações empresariais, de investigação e de ensino de toda a Europa em mais de 50 centros de inovação. O EIT reforça a capacidade de inovação da Europa, potenciando soluções para desafios globais prementes e estimulando o talento empresarial para criar crescimento sustentável e empregos qualificados na Europa. O EIT é um organismo da UE e parte integrante do Horizonte Europa, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE. O Instituto apoia parcerias pan-europeias dinâmicas, Comunidades de Conhecimento e Inovação do EIT, compostas por empresas líderes, laboratórios de investigação e universidades, cada uma dedicada a resolver um desafio global premente, desde as alterações climáticas à saúde e às energias renováveis.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights