Asthma Summit Session: ‘Serão os doentes asmáticos todos iguais?’

25 de Setembro 2023

A terceira Asthma Summit Session, inserida numa iniciativa lançada pela GSK, realiza-se esta terça-feira, pelas 21h, em formato online.

A pergunta ‘Serão os doentes asmáticos todos iguais?’ dá mote à sessão que tem como objetivo abordar os vários perfis de doentes asmáticos e dirige-se a todos os especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e Medicina Interna. A inscrição pode ser realizada aqui.

A sessão conta com a moderação de Rui Costa, MGF e membro do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP), e a participação da imunoalergologista Helena Pité, coordenadora de Imunoalergologia do Hospital CUF Tejo.

Em cima da mesa estarão dois casos clínicos (um adolescente e um atleta), que servirão de base para explorar a dificuldade em diagnosticar e tratar populações específicas. O público terá ainda oportunidade para colocar questões, tornando a sessão interativa.

A asma, uma condição pulmonar que causa dificuldades respiratórias ocasionais, afeta pessoas de todas as idades e, quando não controlada, pode ser incapacitante ou fatal. Começa geralmente na infância, mas pode desenvolver-se também na idade adulta. Em Portugal, apesar de mais de 700 mil pessoas terem asma, apenas 57% destas a têm controlada. Além disto, 9 em cada 10 doentes com asma não controlada não têm esta perceção, o que dificulta a adoção do tratamento adequado e de forma atempada.

A iniciativa Asthma Summit Sessions tem como principal objetivo alertar para o facto de a asma continuar, em muitos casos, não controlada e discutir abordagens para inverter esta situação. Pretende assim criar um espaço de partilha entre pares para aumentar a sensibilização no que diz respeito a esta doença, explorando as suas várias vertentes, como o diagnóstico, o tratamento e acompanhamento do doente com asma. Esta será a terceira de quatro reuniões que juntam especialistas de Medicina Geral e Familiar, Pneumologia, Imunoalergologia e Medicina Interna.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights