Banco de Leite Humano do Norte completa um ano hoje

26 de Setembro 2023

No primeiro ano de atividade, o Banco de Leite Humano do Norte (BLHN) recebeu cerca de 250 litros e alimentou cerca de 55 bebés prematuros.

“Com apenas um ano de atividade, o BLHN forneceu leite humano de dadora a bebés internados em cinco Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais do norte do país. Cumprindo com o seu desígnio, o objetivo será chegar a todos os recém-nascidos de risco que beneficiem deste leite, numa abrangência completa aos hospitais da região, funcionando como uma rede de referência do SNS”, afirma Henrique Soares, diretor do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário de São João.

O Banco de Leite Humano do Norte (BLHN) nasceu a 26 de setembro de 2022 com o propósito de disponibilizar com segurança o melhor alimento para os bebés mais frágeis internados em Unidades de Neonatologia. Quando as mães não dispõem de leite em quantidade suficiente, o leite humano de dadora pasteurizado é a opção adequada e que confere proteção ao bebé.

As mães dadoras têm o suporte de uma equipa de profissionais que as orientam no processo de extração que ocorre em suas casas, de onde o leite doado é recolhido. Para serem dadoras, as mães de bebés saudáveis com menos de seis meses devem apenas expressar esse seu desejo, através do envio de um email para blh@chsj.min-saude.pt.

Neste primeiro ano, o BLHN apoiou recém-nascidos nas unidades de cuidados intensivos neonatais do Grande Porto: ULS Matosinhos, Centro Materno-Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e Centro Hospitalar V.N. Gaia/Espinho.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights