Jordi Medina Torregrosa: “O mais importante para proteger uma empresa é saber o que tem dentro”

28 de Setembro 2023

Prevenir um ciberataque passa primeiro que tudo por identificar todos os dispositivos da instituição de saúde – “no fundo, é conhecimento”, disse ao HealthNews Jordi Medina Torregrosa, após a sua intervenção no Portugal Healthcare Innovation Summit.

“O mais importante é que as organizações – hospitais, clínicas, cuidados de saúde primários – falem entre os seus departamentos, que aqueles que operam equipamentos de biomedicina se coordenem com os departamentos de segurança, que a segurança saiba que há um equipamento de biomedicina”, alertou Jordi Medina Torregrosa, Enterprise Sales Account Manager da Armis.

Segundo o especialista, o caso mais típico nos hospitais é o ransomware. Normalmente não são o alvo – envolve centenas de milhares de empresas em todo o mundo entre as quais, por acaso, se encontra um hospital. “Mas está a começar a haver ataques dirigidos” que podem colocar em risco a vida dos doentes.

“Os cibercriminosos cada vez mais pensam em como atacar as empresas. Afinal, não somos mais que dinheiro para eles. O mais importante para proteger uma empresa é saber o que tem dentro. Se tens um dispositivo ou um sistema que está conectado a outros sistemas, é um computador e tens de o proteger”, frisou Jordi Medina Torregrosa.

“O primeiro passo é fazer um inventário, saber realmente o que tens, entender que hoje em dia todo o equipamento moderno, conectado, é um computador e é suscetível de ser atacado, e depois implementar uma boa estratégia de segurança”, resumiu.

O evento Portugal Healthcare Innovation Summit foi organizado pela Bamberg Health, com o apoio institucional da Fundação Bamberg, em formato híbrido – online e no Eurostars Universal Lisbon Hotel.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights