Hospital de Barcelos sem Urgência de Cirurgia em outubro

30 de Setembro 2023

A Urgência de Cirurgia do Hospital de Barcelos vai estar encerrada todos os dias de outubro, devido à indisponibilidade de “vários médicos” para a realização de trabalho extraordinário, segundo uma circular a que a Lusa teve acesso.

Assinada pela diretora do Serviço de Urgência e pela diretora clínica, a circular dá ainda conta do encerramento da urgência de Medicina Interna nos fins de semana de outubro, a partir do dia 07.

“Para evitar constrangimentos desnecessários, solicitamos que o reencaminhamento de doentes urgentes e a transferência de doentes para o Serviço de Urgência tenha em conta esta escala”, lê-se na circular.

Em causa a decisão de muitos médicos de recusarem cumprir, a partir de outubro, mais do que as 150 horas extraordinárias anuais que são obrigatórias.

Contactado pela Lusa, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Barcelos, Joaquim Barbosa, disse que a resposta da Cirurgia “já está articulada” com o Hospital de Braga.

“Dos oito médicos de fazem urgência na Cirurgia, nenhum se manifestou disponível para fazer mais horas extraordinárias além das obrigatórias”, referiu.

Na Medicina Interna, são 10 em 12 os médicos que também anunciaram aquela recusa.

“Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para tentar compor as escalas de urgência, mas neste momento a situação é esta”, acrescentou Joaquim Barbosa.

De resto, a circular do Hospital de Barcelos dá conta de que, em outubro, as urgências de Ortopedia e de Pediatria mantêm o funcionamento habitual, com a primeira a estar aberta entre as 08:00 e as 24:00 e a segunda entre as 08:00 e das 22:00.

A urgência de Clínica Geral continuará a funcionar 24 horas por dia, todos os dias.

O Hospital de Barcelos serve este concelho e ainda Esposende, que têm um total de cerca de 160 mil habitantes.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights