Hospital de Barcelos sem Urgência de Cirurgia em outubro

30 de Setembro 2023

A Urgência de Cirurgia do Hospital de Barcelos vai estar encerrada todos os dias de outubro, devido à indisponibilidade de “vários médicos” para a realização de trabalho extraordinário, segundo uma circular a que a Lusa teve acesso.

Assinada pela diretora do Serviço de Urgência e pela diretora clínica, a circular dá ainda conta do encerramento da urgência de Medicina Interna nos fins de semana de outubro, a partir do dia 07.

“Para evitar constrangimentos desnecessários, solicitamos que o reencaminhamento de doentes urgentes e a transferência de doentes para o Serviço de Urgência tenha em conta esta escala”, lê-se na circular.

Em causa a decisão de muitos médicos de recusarem cumprir, a partir de outubro, mais do que as 150 horas extraordinárias anuais que são obrigatórias.

Contactado pela Lusa, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Barcelos, Joaquim Barbosa, disse que a resposta da Cirurgia “já está articulada” com o Hospital de Braga.

“Dos oito médicos de fazem urgência na Cirurgia, nenhum se manifestou disponível para fazer mais horas extraordinárias além das obrigatórias”, referiu.

Na Medicina Interna, são 10 em 12 os médicos que também anunciaram aquela recusa.

“Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para tentar compor as escalas de urgência, mas neste momento a situação é esta”, acrescentou Joaquim Barbosa.

De resto, a circular do Hospital de Barcelos dá conta de que, em outubro, as urgências de Ortopedia e de Pediatria mantêm o funcionamento habitual, com a primeira a estar aberta entre as 08:00 e as 24:00 e a segunda entre as 08:00 e das 22:00.

A urgência de Clínica Geral continuará a funcionar 24 horas por dia, todos os dias.

O Hospital de Barcelos serve este concelho e ainda Esposende, que têm um total de cerca de 160 mil habitantes.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Miguel Quintas Neves: “Sou um apaixonado pela neurorradiologia em todas as suas manifestações”

Miguel Quintas Neves, neurorradiologista do Hospital de Braga, foi o primeiro português distinguido pela Sociedade Europeia de Neurorradiologia com o prémio de melhor trabalho científico do ano, entregue no passado dia 21 de setembro em Viena de Áustria. Em entrevista ao HealthNews, o médico explicou em que consiste o trabalho vencedor, sobre tauopatia primária relacionada com a idade (PART), falou-nos da paixão pela neurorradiologia, “em todas as suas manifestações”, e criticou a falta de investimento em investigação em Portugal.

Siemens Healthineers: “Já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”

O HealthNews viajou até ao coração da Siemens Healthineers para saber mais sobre a atual tecnologia ao serviço da saúde. “Tem ainda muita coisa para vir no futuro, (…) mas hoje nós já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”, disse Frederico Pasquarelli, Head of Advanced Therapies para o sul da Europa.

A insustentável mentira AME(N), Marta

Isabel Santiago
Professora Auxiliar Convidada e Investigadora em Comunicação em Saúde, IMPSP – Faculdade de Medicina, ULisboa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights