Bombardeamentos contra a Faixa de Gaza fizeram 900 mortos e 4.500 feridos

11 de Outubro 2023

Os bombardeamentos israelitas contra a Faixa de Gaza fizeram pelo menos 900 mortos e mais de 4.500 feridos, segundo o Ministério da Saúde palestino, que pediu um corredor humanitário para receber material médico e transportar feridos graves.

“Pelo quarto dia consecutivo, a agressão brutal contra Gaza continua com a maior ferocidade, cometendo deliberadamente crimes contra a humanidade. Tem como alvo bairros residenciais e destrói casas com os seus habitantes no interior. Isto reflete a sua intenção de levar a cabo um ato genocida”, refere o comunicado.

De acordo com o balanço do ministério, entre os 900 mortos contam-se 260 crianças e 230 mulheres, bem como seis profissionais de saúde e oito jornalistas.

O bombardeamento dizimou completamente 22 famílias, num total de 150 pessoas, e obrigou 140.000 cidadãos a fugir das suas casas e a permanecer em abrigos sobrelotados ou nos pátios dos hospitais, acrescenta o comunicado.

O comunicado sublinha que foram atingidas nove instalações médicas e 15 ambulâncias, numa altura em que o sistema de saúde já se encontra numa situação grave, com uma grande escassez de medicamentos e de equipamentos e afetado por cortes de eletricidade e de combustível.

“O Ministério da Saúde apela às autoridades para que abram imediatamente um corredor seguro para a entrada da ajuda sanitária e das delegações médicas (na Faixa de Gaza) e facilitem a transferência dos feridos e dos doentes que não podem ser tratados em Gaza”, refere o comunicado.

O comunicado também pede doações urgentes de medicamentos e suprimentos médicos a todas as organizações humanitárias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Correia de Campos apela ao PS: votem em Gouveia e Melo

Num discurso inflamado em Oeiras, o antigo ministro socialista Correia de Campos apelou aos eleitores do PS para rejeitarem a disciplina partidária e votarem no candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo

CPAS mantém regime obrigatório e afasta hipótese de adesão à Segurança Social

A Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores não permitirá a transferência dos seus beneficiários para a Segurança Social. O presidente reeleito, Victor Alves Coelho, justificou que uma saída em massa poria em risco o pagamento das pensões atuais. Foram anunciadas novas medidas de flexibilidade contributiva

Cova da Beira reduz em 88% as cirurgias com espera superior a um ano

A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira resolveu 96% das cirurgias pendentes do final de 2024 e reduziu em 88% o número de utentes que esperavam há mais de um ano por intervenção. A lista global de espera cirúrgica diminuiu 27% durante 2025, apesar do ingresso de mais de 2.300 novos casos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights