Novo sismo de magnitude 6,3 registado no Afeganistão

15 de Outubro 2023

 Um novo sismo de magnitude 6,3 atingiu hoje a cidade de Herat, no noroeste do Afeganistão, indicou o Serviço Geofísico dos Estados Unidos (USGS).

O terramoto ocorreu às 03:36 (04:36 em Lisboa), com epicentro a 33 quilómetros da cidade de Herat, na província com o mesmo nome, onde mil pessoas morreram em sismos registados no início deste mês.

A 07 de outubro, aldeias inteiras foram destruídas por um sismo de magnitude 6,3 que causou mais de mil mortos, 90% dos quais mulheres e crianças, de acordo com o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF).

Outro grande sismo, ocorrido a 11 de outubro, cujo epicentro se situou a cerca de 30 quilómetros a norte de Herat, provocou o pânico entre uma população traumatizada e causou pelo menos um morto e uma centena de feridos.

O Afeganistão está a sofrer uma grave crise humanitária, com a retirada generalizada da ajuda estrangeira desde o regresso dos talibãs ao poder.

O fornecimento de abrigos em grandes quantidades com a aproximação do inverno será um desafio para as autoridades talibãs, que tomaram o poder em agosto de 2021 e têm relações tensas com as organizações de ajuda internacional.

O Afeganistão é frequentemente afetado por sismos, em especial na cordilheira de Hindu Kush, perto da junção entre as placas tectónicas euro-asiática e indiana.

Em junho de 2022, um terramoto de magnitude 5,9 matou mais de mil pessoas e deixou dezenas de milhares de desalojados na província de Paktika, no sudeste do país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights