Metade dos portugueses sofre de pelo menos uma doença reumática

16 de Outubro 2023

Um estudo recente mostrou que cerca de metade dos portugueses sofre de, pelo menos, uma doença reumática. 

O estudo Estudo Epidemiológico de Doenças Reumáticas em Portugal (EpiReumaPt) quis chamar a atenção para o impacto das doenças reumáticas. Estima-se que metade dos portugueses sofra de, pelo menos, uma doença reumática.

Ainda que as doenças reumáticas afetem milhões de portugueses, há muita coisa que estes não sabem sobre estes problemas ou sobre a especialidade que tem a responsabilidade de os tratar, a reumatologia.

Atendendo à falta de conhecimento, a Sociedade Portuguesa da Reumatologia revelou seis curiosidades que contribuem para um aumento da literacia.

De acordo com a SPR “existem mais de 100 doenças reumáticas, todas elas com diferentes características e graus de gravidade. Entre as mais comuns estão, por exemplo, a Artrite Reumatoide, o Lúpus, a Espondilartrite Anquilosante, a Gota, a Osteoartrose, a Osteoporose e a Fibromialgia.”

Ao existirem centenas de doenças reumáticas, os sintomas podem variar. No entanto, há algumas que se manifestam de uma forma mais generalizada em todas as doenças reumáticas, tais como: “dor nos músculos ou articulações, inchaço de uma ou várias articulações, rigidez articular de duração variável, dor crónica ou sensibilidade numa ou várias articulações, calor ou vermelhidão numa área articular, movimento limitado ou falta de movimento e fadiga.”

A Sociedade Portuguesa da Reumatologia alerta que as doenças reumáticas são “o principal motivo de consultas no médico de família, em maiores de 50 anos”, defendendo, por isso, que o médico reumatologista “deve fazer um diagnóstico precoce, que permita ao doente começar um tratamento adequado à sua doença, e que deve ser iniciado o mais depressa possível.”

As doenças reumáticas podem e devem ser tratadas por reumatologistas.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This