GSK e Save the Children renovam parceria centrada nas crianças que nunca foram vacinadas

24 de Outubro 2023

As duas organizações juntaram-se pela primeira vez em 2013, para partilharem conhecimentos, recursos, alcance e influência no combate a algumas das principais causas de morte infantil nos países de baixo rendimento. Até à data, chegaram a mais de 3,5 milhões de crianças com cuidados de saúde essenciais, formaram e equiparam mais de 39 000 profissionais de saúde nas comunidades mais remotas e marginalizadas e defenderam, a nível nacional e mundial, a incorporação de políticas mais fortes para proteger a saúde das crianças.

GSK e a Save the Children anunciaram recentemente que estão a renovar a sua premiada parceria por mais cinco anos. A GSK investirá 15 milhões de libras (cerca de 17 milhões e quinhentos mil euros) na parceria com a Save the Children e irão trabalhar em conjunto para aumentar as taxas de vacinação infantil, com especial incidência na redução do número de crianças com “dose zero” na Etiópia e na Nigéria, refere a empresa em comunicado.

Na nota à imprensa a GSK destaca de forma proeminente na estratégia de Fase 5 da Gavi, a Vaccine Alliance e na Agenda de Imunização 2030 da Organização Mundial de Saúde, o conceito de “dose zero” refere-se a crianças que nunca receberam nenhuma vacina de rotina. Utilizando os conhecimentos combinados da GSK e da Save the Children e os dez anos de experiência de trabalho conjunto, irão desenvolver, pilotar e implementar abordagens personalizadas para chegar às crianças com “dose zero” em diversos contextos.

As duas organizações juntaram-se pela primeira vez em 2013, para partilharem conhecimentos, recursos, alcance e influência no combate a algumas das principais causas de morte infantil nos países de baixo rendimento. Até à data, chegaram a mais de 3,5 milhões de crianças com cuidados de saúde essenciais, formaram e equiparam mais de 39 000 profissionais de saúde nas comunidades mais remotas e marginalizadas e defenderam, a nível nacional e mundial, a incorporação de políticas mais fortes para proteger a saúde das crianças.

A próxima fase desta parceria centrar-se-á num dos desafios mais urgentes da saúde infantil: as crianças com “dose zero”. Os sistemas de saúde sobrecarregados e as medidas de confinamento durante a pandemia de COVID-19 desencadearam o maior declínio global na imunização de rotina dos últimos 30 anos, provocando o aparecimento de doenças como a poliomielite, o sarampo e a cólera em sítios onde não eram vistas há décadas.

Não há lugar onde isto se tenha sentido de forma mais acentuada do que em África. O continente tem o maior número de crianças com dose zero do mundo: 8,7 milhões de crianças.1  Mais de um terço destas crianças vive na Nigéria e na Etiópia, onde os impactos combinados da pandemia, da pobreza, das alterações climáticas, da instabilidade e dos conflitos estão a afetar as campanhas de vacinação.

Citada no comunicado, Lia Tadesse, Ministra da Saúde da República Federal Democrática da Etiópia, afirmou “Reduzir significativamente o número de crianças que nunca foram vacinadas é essencial para o desenvolvimento nacional e mundial. O governo da Etiópia continua empenhado num objetivo ambicioso de reduzir em 50% o número de crianças com “dose zero” em todo o país até 2025. Nada disto é possível sem uma parceria global e estamos ansiosos por trabalhar com a GSK e a Save the Children neste esforço. Com a experiência em saúde, imunização e cadeia de abastecimento, podemos derrubar as barreiras que impedem as crianças das nossas comunidades mais vulneráveis de serem totalmente vacinadas.”

As organizações vão trabalhar em conjunto para desenvolver dois programas de classe mundial na Nigéria e na Etiópia, de forma a ajudar mais crianças a receberem as vacinas necessárias para se manterem saudáveis. Liderados pelas comunidades e em colaboração com os centros de saúde locais, o governo e outros parceiros, vão desenvolver, dirigir e implementar abordagens eficazes para:

– Melhorar a qualidade dos serviços de vacinação, assegurando que podem continuar a funcionar mesmo em caso de crise – quer seja através da formação de profissionais de saúde locais ou do fornecimento de frigoríficos solares para manter as vacinas frias durante a viagem.

– Garantir que os serviços de vacinação se tornem mais inclusivos e possam ser acedidos por todas as crianças – utilizando dados para identificar as comunidades que podem não estar a receber vacinas e contribuindo para reduzir o tempo que as famílias passam a viajar para ter acesso às vacinas dos seus filhos.

– Trabalhar com as “comunidades perdidas” – onde há muitas crianças com dose zero – para aumentar a sensibilização relativamente à importância das vacinas e desmistificar a desinformação.

– Colaborar com o governo, grupos comunitários e ONGs nacionais e mundiais, para campanhas de vacinação mais coordenadas, abrangentes e eficazes.

Por seu lado, Xavier Joubert, Diretor Nacional da Save the Children na Etiópia, afirmou: “Nenhuma criança deve morrer de uma doença que pode ser prevenida por vacinas. No entanto, o número de casos e a taxa de mortalidade por doenças como a cólera e o sarampo estão a aumentar na Etiópia e é urgente resolver os obstáculos que impedem as crianças de terem acesso à vacinação de rotina. É com grande satisfação que anunciamos este novo financiamento e a oportunidade de promover a mudança através da próxima fase da parceria entre a Save the Children e a GSK. O momento não poderia ser mais oportuno, uma vez que os líderes mundiais se reúnem na Assembleia Geral da ONU para discutir a Cobertura Universal de Saúde. Esta questão deve estar no topo da agenda”.

GSK e a Save the Children vão igualmente lançar uma incubadora de inovação, através da qual trabalharão com organizações de base comunitária, ONGs nacionais, equipas de investigação locais, empresas sociais e empresas de tecnologia para testar soluções de ponta que ajudem a vacinar mais crianças. As abordagens mais promissoras terão a oportunidade de aumentar o seu impacto através de apoio financeiro e técnico, e testar as suas inovações num ambiente real.

PAra o DR.. Thomas Breuer, Chief Global Health Officer da GSK: “As vacinas são algumas das intervenções de saúde com maior impacto que existem, mas muitas famílias não têm acesso a estas para beneficiarem da proteção que oferecem. Trabalhando com a Save the Children, podemos ajudar mais crianças a manterem-se saudáveis e mais pais a protegerem os seus filhos de doenças evitáveis. Na GSK, temos o prazer de renovar o nosso compromisso, com base numa década de parceria que teve um impacto significativo na melhoria dos resultados de saúde de milhões de crianças mais vulneráveis.”

A parceria realizará uma investigação sólida para mostrar as razões e o modo como as soluções funcionam, para que outros possam ampliar ou reproduzir as intervenções bem sucedidas. Em colaboração com parceiros académicos nacionais e mundiais, a GSK e a Save the Children tencionam partilhar conhecimentos para ajudar a colmatar as lacunas de provas e catalisar os esforços mundiais para aumentar a vacinação e reduzir o peso das doenças infeciosas.

NR/PR/JN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights