Moçambique na lista negra dos países com surtos de cólera

25 de Outubro 2023

A cólera representa um risco para a saúde de pelo menos mil milhões de pessoas, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório onde aponta entre os países de maior risco Moçambique, Maláui e a República Democrática do Congo.

De acordo com o recente relatório anual da organização de saúde, existe um número sem precedentes de surtos e uma escassez de vacinas para os atenuar, que afetam também a Síria e o Haiti.

O relatório também mostrou uma tendência ascendente no número de mortes por cólera, com quase 3.700 mortes registadas em 2023, quatro vezes mais do que há três anos.

“É inaceitável que alguém morra de cólera, uma doença que é tão simples e barata de tratar”, disse o chefe da equipa de cólera da OMS, Philippe Barboza, que insistiu que a escassez de vacinas continua a ser um dos principais desafios no tratamento da doença.

A este respeito, a OMS prevê que os pedidos de vacinas contra a cólera em 2023 irão, pelo menos, duplicar a produção anual e que não haverá um aumento substancial da produção antes de 2025.

As doses atualmente disponíveis, segundo o especialista da OMS, só podem ser utilizadas para “mitigar os surtos existentes” e não para “prevenir novos surtos”, mesmo em zonas de alto risco e endémicas.

Além disso, Barboza alertou para um aumento muito provável dos casos de cólera nas regiões mais afetadas, devido ao início da estação das chuvas e à prevalência do fenómeno meteorológico “El Niño”, que normalmente conduz a temperaturas mais elevadas em muitas latitudes.

“Estas circunstâncias meteorológicas significam que as necessidades humanitárias estão a aumentar exponencialmente e, com elas, os riscos de cólera”, concluiu o especialista.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Informação HealthNews: Ana Paula Martins será reconduzida no cargo

De acordo com diferentes fontes contactada pelo Healthnews, Ana Paula Martinis será reconduzida no cargo de Ministra da Saúde do XXV Governo constitucional, numa decisão que terá sido acolhida após discussão sobre se era comportável a manutenção da atual ministra no cargo, nos órgão internos da AD. Na corrida ao cargo, para além de Ana Paula Martins estava Ana Povo, atual Secretária de Estado da Saúde, que muitos consideravam ser a melhor opção de continuidade e Eurico Castro Alves, secretário de estado da Saúde do XX Governo Constitucional.

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights