Angelini organiza conferência para debater melhor gestão da epilepsia

30 de Outubro 2023

Soluções para uma melhor gestão da doença’, promovendo mais literacia e menos estigma. Serão também apresentadas as principais conclusões do estudo que avaliou a carga e os custos da epilepsia refratária em Portugal continental em 2019, realizado por João Costa, especialista em neurologia.

O evento contará com duas mesas redondas, formadas por um reputado painel de especialistas, que vão refletir e debater o atual panorama da epilepsia em Portugal. José Pimentel, neurologista e professor de neurologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, Sofia Quintas, neuropediatra, são alguns dos intervenientes da primeira mesa de reflexão, que vai também contar com o testemunho de uma cuidadora e de uma pessoa que vive com epilepsia. Na segunda mesa, participarão os jurados do AUA, Carla Bentes, Presidente da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE); Isabel Luzeiro, Presidente do Conselho Superior da Ordem dos Médicos; Luís Lourenço, Presidente da Direção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos; e Miguel Telo Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia em Saúde e Bem-Estar da Direção Geral da Saúde.

Nesta edição do AUA, que conta o patrocínio científico da LPCE e que vai distinguir os dois melhores projetos com um prémio pecuniário no valor de 10 000 e 5 000 euros, respetivamente, concorreram 43 projetos, envolvendo no total 140 estudantes, 31 docentes, 24 especialistas e 22 universidades de todo o país. Já foram apurados os 15 semifinalistas – selecionados pelos jurados com base na inovação, criatividade, metodologia utilizada e a aplicação prática da ideia. Neste momento, está a decorrer a votação para o prémio atribuído pelo público na cerimónia de dia 3 de novembro. A votação decorre aqui.

Dinamizado em Portugal há mais de uma década, o AUA é uma iniciativa dirigida a jovens universitários na área da saúde em Portugal. O objetivo do concurso é fomentar projetos com aplicabilidade prática na sociedade, que permitam gerar inovação e promover o empreendedorismo jovem. No total das 13 edições, concorreram 720 equipas, 2 946 participantes e 510 projetos.

Mais informações sobre o AUA e inscrições no evento: https://aua.pt.

NR/PR/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights