Mais três milhões de utentes do Norte já podem fazer espirometria nos centros de saúde

3 de Novembro 2023

A Região de Saúde do Norte adquiriu 70 equipamentos de espirometria para diagnóstico de doenças pulmonares e respiratórias, num investimento de mais de 400 mil euros que vai abranger mais de três milhões de utentes, foi hoje revelado.

“(…) Utilizando para o efeito verbas do Plano Recuperação e Resiliência (PRR), adquiriu 70 novos equipamentos de espirometria, permitindo, desta forma, que, até à presente data, 3.274 milhões utentes da região possam usufruir, gratuitamente, deste meio de diagnóstico, em serviço de proximidade, junto das suas Equipas de Saúde Familiar das unidades onde estão inscritos”, avança a Administração de Saúde do Norte (ARSN), em comunicado.

Este número corresponde a 86% dos utentes inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região – 21 ACES e três Unidades Locais de Saúde (ULS) – sendo que a todos os agrupamentos estão a realizar este exame de diagnóstico nos Cuidados de Saúde Primários.

A espirometria é considerada um dos exames mais úteis para o diagnóstico de doenças do foro pulmonar ou respiratório, onde se inclui a Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e prevenção de doenças provocadas pelo Tabagismo.

Para a sua realização, a ARSN, está a contratar, desde setembro, técnicos de cardiopneumologia.

Com este investimento, sublinha aquela administração regional, “as populações da região mais distantes e com maiores dificuldades, evitam deslocações penosas e custos associados para a realização dos exames em apreço”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights