Hospital de Évora novamente com equipa reduzida na Urgência Pediátrica

7 de Novembro 2023

O Serviço de Urgência Pediátrica do hospital de Évora, tal como no início deste mês, vai voltar a funcionar com equipa reduzida, a partir de hoje e durante vários dias, entre as 21:00 e as 09:00.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) revelou que este serviço “ficará com uma equipa reduzida”, naquele período horário, não apenas hoje, mas também na quarta-feira e entre sexta-feira e domingo próximos.

“Esta redução da equipa decorre dos constrangimentos já conhecidos ao nível dos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, justificou a unidade hospitalar.

No período da noite e madrugada, nos dias já mencionados, o Serviço de Urgência Pediátrica do HESE continuará a funcionar apenas “para garantir a resposta às situações urgentes e emergentes”.

“Serão assistidos os doentes que sejam referenciados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros médicos”, precisou o HESE.

NO comunicado, dirigido à população, a unidade apela a todos os utentes para que, antes de se dirigirem à urgência pediátrica, entre as 21:00 e as 09:00, contactarem a Linha de Saúde 24, “para que sejam devidamente encaminhados, em função da gravidade do seu quadro clínico”.

Quanto ao atendimento durante o dia, entre as 09:00 e as 21:00, “manter-se-á como habitualmente”, informou o HESE.

Já entre os dias 01 e 03 deste mês o mesmo serviço do HESE esteve a funcionar com equipa reduzida, constituída por dois médicos, entre as 21:00 e as 09:00, sendo igualmente necessário que os utentes passassem por uma pré-triagem, ou seja, referenciação pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros médicos, divulgou então o hospital.

Além deste constrangimento, o mesmo hospital alentejano está, desde esta segunda-feira e até domingo, no período entre as 19:00 e as 08:00, sem Urgência de Cirurgia Geral, enquanto a Urgência de Medicina Interna só está a atender situações pré-triadas ou urgentes.

“Estes constrangimentos decorrem das declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário, para além das 150 horas/ano obrigatórias por lei, apresentadas pelos médicos das várias especialidades”, justificou o HESE, na segunda-feira, em comunicado.

Entre as 08:00 e as 19:00, “o Serviço de Urgência Polivalente funcionará como habitualmente”, comunicou também, na altura.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights