Falta de médicos motiva protesto na reunião da Câmara de Leiria

14 de Novembro 2023

O movimento cívico “seMédico Milagres” vai marcar presença na reunião descentralizada da Câmara de Leiria para alertar para falta de médicos, disse à agência Lusa o porta-voz da iniciativa.

“Desde março que não existem médicos de família. Desde então, o serviço está a ser assegurado por dois médicos através de consultas abertas”, revelou José Vale.

Segundo o porta-voz do movimento cívico “seMédico Milagres”, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Flor do Liz, que integra os polos de saúde das freguesias da Bidoeira, Milagres, Regueira de Pontes e Souto da Carpalhosa, em Leiria, dá resposta a 11 mil utentes.

“As pessoas estão a comprar os medicamentos sem comparticipação e deveriam ter apoios por isso”, afirmou, acrescentando que a população vai marcar presença na reunião para mostrar “desagrado e pedir ajuda às entidades que governam” a Saúde no concelho.

Após a primeira manifestação que o movimento realizou, em setembro, foi enviado um abaixo-assinado para a Administração Regional de Saúde do Centro.

“Desta vez, vamos enviar um abaixo-assinado para o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral”.

O porta-voz, membro da Assembleia de Freguesia de Milagres (independente apoiado pelo Chega), acrescentou que vai questionar o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), sobre o que vai acontecer ao centro de saúde com a criação da Unidade Local de Saúde.

“Temos visto outros centros de saúde a fechar, pelo que queremos saber o que vai acontecer nos Milagres com a nova estrutura”, reforçou.

Numa informação enviada à Lusa, a população revelou que pretende “gritar por socorro (…) devido ao desespero essencialmente com a falta de prescrição de exames e análises”.

“Existem utentes com pedidos de prescrições de exames desde agosto, sem resultado. [Em setembro], um grupo de pessoas juntou-se para que se lutasse em prol de cinco mil utentes que se encontram sem médico de família”.

Através do documento, acrescenta-se que a população tem lutado para que os médicos aceitem as vagas em aberto deixadas pelos dois médicos, atualmente reformados.

“Queremos com isto fazer pressão no mesmo sentido, para que esta situação tenha um término breve, pois já se arrasta há mais de três meses”.

O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós) perdeu 25 médicos nos cuidados de saúde primários desde o início do ano, tendo-se registado a entrada de 10 clínicos, disse, em 26 de julho, o diretor executivo, Marco Neves.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This