Seis pessoas infetadas com ‘legionella’ em Caminha

14 de Novembro 2023

Seis pessoas do concelho de Caminha estão infetadas com ‘legionella’, estando em curso uma “investigação ambiental” das autoridades de saúde para identificar a origem da infeção, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Os doentes identificados neste “foco de ‘legionella’” têm entre 52 e 92 anos, indicou à Lusa Rui Lages, presidente da autarquia de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

Dos seis casos identificados, cinco residem em Vila Praia de Âncora e um em Vilarelho, acrescentou.

O primeiro caso terá sido notificado às autoridades de saúde na sexta-feira, disse, referindo que as entidades estão agora “no terreno a fazer a investigação ambiental”.

O autarca indicou ainda que a Câmara está “em contacto permanente” com o delegado de saúde para acompanhar a situação, estando por agora os equipamentos públicos “descartados” como fontes de contaminação.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Papa Francisco passou noite tranquila e febre baixou

O Papa Francisco passou tranquilamente a noite no hospital Gemelli, em Roma, onde está a ser tratado a uma infeção das vias respiratórias, depois de ter sido internado na sexta-feira devido a uma bronquite.

VP Formação e ULSM: Parceria Revoluciona Formação em Saúde

VP Formação e ULSM estabelecem parceria inovadora para formação em saúde. Academia VP oferece cursos especializados e flexíveis, com benefícios exclusivos para profissionais da ULSM, visando elevar competências no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights