PCP propõe remodelação do hospital São João

17 de Novembro 2023

O PCP defendeu hoje a integração no Orçamento de Estado para 2024 (OE2024) da reabertura da linha do Tâmega, a remodelação do hospital de São João, no Porto, e a ampliação do quartel dos bombeiros do Marco de Canaveses.

Em comunicado, onde reafirmou que a proposta do OE2024 apresentado pelo Governo socialista não dá respostas aos problemas do país e, sobretudo da região, a Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP apelou à necessidade da maioria parlamentar acolher as suas propostas e não continuar a adiar soluções que são “justas aspirações” do Norte.

Por isso, em matéria de mobilidade e transportes, além da reabertura da linha Ferroviária do Tâmega, que ligava Amarante e Livração e cujo serviço foi suspenso em 2009, os comunistas apelaram ainda à reabertura da linha de Leixões a passageiros, que o Governo já traçou como objetivo para o próximo ano.

A construção do Itinerário Complementar 35 (IC35), destinado a assegurar a ligação rodoviária entre Penafiel e Sever do Vouga (IP5/A25), a eliminação das portagens nas ex-SCUT e a elaboração de um plano de desenvolvimento do Metro do Porto são outras das ambições do PCP nesta matéria.

Já no que diz respeito à saúde, os comunistas insistiram na necessidade de remodelar o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, e de construir o novo hospital da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Na área da economia, o PCP/Porto propõe a reversão do processo de reprivatização da Efacec, que tem sede em Matosinhos e conta com 2.000 trabalhadores, por se tratar de “uma das mais importantes empresas do país e, especialmente, do distrito do Porto”.

O Estado vendeu a totalidade da Efacec (nacionalizada em 2020) ao fundo de investimento alemão Mutares, que injetará 15 milhões de euros em capital e dará garantias para empréstimos no valor de 60 milhões de euros.

Na vertente da Proteção Civil e Socorro, o partido apontou a necessidade de se remodelar o quartel-sede dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses face às exigências crescentes de formação e treino, de estacionamento perante o reforço do parque de viaturas e da “justa intenção” de construção de um espaço museológico.

“O PCP não apresenta propostas para preencher obrigações parlamentares. Fá-lo com a convicção de que, respondendo a problemas concretos das populações, são justas, necessárias e exequíveis”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights