Mais de 3.200 profissionais de saúde infetados com Covid-19

20 de Maio 2020

Mais de 3.200 profissionais de saúde foram infetados com Covid-19 um terço dos quais enfermeiros. Ministra da saúde anunciou esta quarta-feira que os contágios aconteceram em contexto social ou domiciliário.

Mais de 3.200 profissionais de saúde foram infetados com Covid-19 um terço dos quais enfermeiros. Ministra da saúde anunciou esta quarta-feira que os contágios aconteceram em contexto social ou domiciliário.

Marta Temido, que está a ser ouvida na Comissão Parlamentar de Saúde, disse que os dados do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) indicam que foram infetados 3.259 profissionais de saúde, 480 dos quais médicos e 1.069 enfermeiros.

Os dados registados até terça-feira indicam também que foram ainda infetados na área da saúde 896 assistentes profissionais, 159 assistentes técnicos e 105 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

A ministra disse ainda que os dados de que dispõe mostram que muitos destes contágios “não aconteceram em contexto laboral, mas em contexto social ou domiciliário”.

Também presente na Comissão Parlamentar de Saúde, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, precisou que os dados indicam um total de 1.071 recuperados no grupo dos profissionais de saúde.

Questionada pela deputada Diana Cunha, do PAN, a ministra da Saúde reconheceu alguns problemas iniciais na informação disponível no SINAVE, com “dois módulos de uma aplicação que não integravam a informação”, mas sublinhou que “esse trabalho de integração tem sido realizado” e que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SMPS) já conseguiram “alguns progressos e algumas integrações entre SINAVE e a plataforma Trace Covid”.

Marta Temido adiantou que há instituições a desenvolver outras aplicações que poderão ter um uso dependente da vontade individual de cada um para as descarregar para o telemóvel, sublinhando sempre as questões da proteção de dados.

Sobre as provas de avaliação do internato médico, que tinham sido suspensas por cauda da pandemia de covid-19, o secretário de estado António Sales anunciou que serão retomadas a partir do dia 08 de junho.

LUSA/ HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Expansão do modelo ULS

Fernando Araújo é um dos autores de um artigo publicado na revista “Frontiers in Public Health”, em maio deste ano, que explica a história e perspetiva o futuro do modelo ULS.

Cérebro humano consegue distinguir vozes deepfake de vozes reais

Os nossos cérebros processam vozes naturais e vozes deepfake de forma diferente? Pesquisas realizadas na Universidade de Zurique indicam que sim. Num novo estudo, investigadores identificaram duas regiões cerebrais que respondem de maneira distinta a vozes naturais e a vozes deepfake.

Solidão e problemas de saúde mental estão interligados

Os resultados de um estudo realizado por investigadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), da Universidade de Oslo, da UiT Universidade do Ártico da Noruega, da OsloMet, do Hospital Universitário de Oslo e do Hospital Innlandet e publicados na BJPsych Open, mostram que pessoas solitárias têm maior probabilidade de tomar medicação para depressão, psicose e outros distúrbios mentais.

Pressão arterial elevada associada a pior cognição em adolescentes

Adolescentes com pressão arterial elevada e rigidez arterial podem experienciar funções cognitivas mais fracas, de acordo com um estudo recente finlandês realizado por investigadores das universidades de Jyväskylä e de Eastern Finland, ambas na Finlândia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights