Palestra assinala o Dia Europeu dos Antibióticos no HDS

19 de Novembro 2023

Para assinalar o Dia Europeu dos Antibióticos, comemorado a 18 de novembro, o Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) organizou uma palestra dedicada ao tema ”Efeitos Pós-Terapêuticos dos Antibióticos e Circulação Global das Resistências”, proferida por Paulo Martins da Costa, professor associado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, que teve lugar no Auditório do HDS e contou com uma plateia cheia.

Destinada a enfermeiros, médicos e técnicos, a palestra assumiu como principais objetivos consciencializar os profissionais sobre a importância dos efeitos pós-terapêuticos dos antibióticos tendo em vista as resistências, entender o mecanismo de resistência das bactérias e perceber a importância da circulação global das resistências.

A abertura contou com a intervenção de Maria Filomena Roque, diretora clínica do HDS, que além de felicitar o GCL-PPCIRA pela organização da iniciativa, efetuou uma breve contextualização sobre a temática. Em seguida, Fausto Roxo, médico coordenador do GCL-PPCIRA, sublinhou a relevância da temática e apresentou a vasta experiência de Paulo Martins da Costa, licenciado em Medicina Veterinária e doutorado em ciências biomédicas, responsável pelo laboratório de Microbiologia do Departamento de Produção Aquática do ICBAS/UPorto, que na vertente de investigação, se dedica ao estudo dos ciclos epidemiológicos de bactérias multirresistentes em animais, humanos, e no meio ambiente, tendo participado em muitos projetos de pesquisa de novos antimicrobianos.

O principal objetivo do Dia Europeu dos Antibióticos é chamar a atenção para o alarmante aumento da resistência aos antibióticos observado em toda a Europa, alertando para a sua correta utilização contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias e promovendo um consumo de antibióticos mais consciente e seguro.

PR/NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights