Especialistas discutem fragilidade óssea e desafios do envelhecimento no doente reumático

20 de Novembro 2023

O Instituto Português de Reumatologia realiza entre quarta e sexta-feira as XXXI Jornadas Internacionais do Instituto Português de Reumatologia, na Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa.

O encontro terá como temas principais: a fragilidade óssea, os desafios do envelhecimento e as comorbidades no doente reumático.

Em comunicado, o Instituto Português de Reumatologia sublinha que “esta é uma nova oportunidade de reflexão sobre a experiência acumulada no seguimento dos doentes reumáticos, bem como na formação de médicos das diversas especialidades e de profissionais de saúde.”

A comissão organizadora, orientada por Luís Miranda, garante um “programa focado na prática clínica e nas necessidades sentidas por todos nós, na atualização de uma área, cada vez mais em acelerado estado de conhecimento inovador.”

Mundialmente, existem mais de 100 doenças reumáticas identificadas, todas elas com diferentes características e graus de gravidade sendo que o mais recente Estudo Epidemiológico de Doenças Reumáticas em Portugal (EpiReumaPt) mostrou que cerca de metade dos portugueses sofre de, pelo menos, uma doença reumática: o principal motivo de consultas no médico de família por indivíduos maiores de 50 anos.

As inscrições encerram no dia 21 de novembro.

O programa consultado aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Neto: “A exploração dos dentistas existe no privado e no público”

O presidente do Sindicatos dos Médicos Dentistas alertou que há profissionais a serem explorados, tanto no Serviço Nacional de Saúde, como nas clínicas privadas. João Neto, que diz que a medicina dentária sempre foi “o parente pobre da medicina”, exige a criação de uma carreira especial e o fim da precariedade. Ao HealthNews, o dirigente sindical dá conta de um conjunto de soluções. 

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights