Segunda dose começa a ser administra amanhã em Moçambique

24 de Agosto 2021

Moçambique anunciou para quarta-feira o arranque da administração da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus, no âmbito da campanha de vacinação massiva que decorre no país, disse hoje fonte do Ministério da Saúde.

“Assim, a partir de quarta-feira, 25 de agosto, começam a apanhar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 todas as pessoas a quem foram administradas a vacina [chinesa] VeroCell”, disse Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde Pública, durante a conferência de atualização de dados sobre a doença.

A campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 foi lançada em 06 de agosto pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

O processo de vacinação contra a Covid-19 arrancou em março em Moçambique, abrangendo grupos prioritários, entre os quais os profissionais de saúde, agentes da polícia e diabéticos.

Segundo Benigna Matsinhe, passam 21 dias desde a imunização com a primeira dose da vacina, pelo que apela para que as pessoas que a receberam “verifiquem nos seus cartões [de vacinação] a data indicada para apanharem a segunda dose”.

“Lembramos que os que receberam a vacina da Johnson, esta é de dose única e por si só já está garantida a imunidade e, por isso, estão fora do grupo das pessoas que devem receber a segunda dose”, acrescentou a responsável.

O Governo pretende inocular cerca de 17 milhões de pessoas com mais de 15 anos, até ao final de 2022.

Desde o anúncio do primeiro caso em março do ano passado, Moçambique contabiliza 1.808 óbitos e 143.127 casos positivos, dos quais 88% recuperados da doença.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.430.846 mortes em todo o mundo, entre mais de 211,7 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights