Especialistas alertam para importância do diagnóstico precoce dos miomas uterinos

23 de Novembro 2023

A Gedeon Richter Portugal lançou uma campanha de sensibilização para a a importância do diagnóstico precoce dos miomas uterinos.

Em comunicado enviado ao nosso jornal, a companhia afirma que a campanha “Não és tu. É o teu útero” pretende sensibilizar e alertar as mulheres para um diagnóstico precoce.

“O elemento principal da campanha é o espelho, objeto usado pelas mulheres para avaliarem o seu aspeto, e seria uma oportunidade para se preocuparem também com o seu interior, mostrando que o “invisível” é igualmente importante”, lê-se na nota.

Os especialistas alertam para a morbilidade e impacto na qualidade de vida associada aos miomas uterinos.

Irina Ramilo, membro da direção da Sociedade Portuguesa de Ginecologia refere, em comunicado, que os sintomas mais frequentes são a hemorragia uterina anormal e excessiva, com menstruações muito abundantes e prolongadas, podendo originar anemia.

“O exame pélvico, pode permitir identificar miomas quando estes são visualizados ou palpáveis. Para a confirmação diagnóstica, é necessário recorrer a exames de imagem que possam identificar os miomas e, com maior acuidade, distinguir as lesões potencialmente malignas das benignas”, reforça.

A Gedeon Richter Portugal frisa que os miomas uterinos são raros antes dos 20 anos e a sua incidência aumenta com a idade até aos 50 anos.

Em relação ao tipo de tratamento, por norma, é individualizado, dirigido à mulher, idade, ao desejo de fertilidade, à gravidade da sintomatologia, tipo, tamanho e localização de miomas. Pode ir, desde a vigilância, sem necessidade de intervenção por não haver sintomas, aos fármacos, até à intervenção cirúrgica.

Estima-se que em Portugal, os miomas uterinos afetem dois milhões de mulheres.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights