EMA aprova baricitinib para tratamento da dermatite atópica

24 de Novembro 2023

A Lilly farmacêutica viu recentemente ser aprovado, pela Agência Europeia do Medicamento, o Baricitinib, com indicação no tratamento da dermatite atópica pediátrica (AD).

Em comunicado, a companhia destaca que “através desta aprovação, o Baricitinib alarga o seu espectro ao nível da faixa etária, passando a estar indicado para o tratamento da dermatite atópica moderada a grave em doentes adultos e pediátricos, com idade igual ou superior a 2 anos, elegíveis para terapêutica sistémica”.

“A aprovação de Olumiant na AD pediátrica marca um marco importante, dado que este medicamento é o primeiro JAKi aprovado para tratar a dermatite atópica pediátrica a partir de 2 anos, destacando-se por ser uma opção de tratamento oral, com um perfil risco-benefício favorável  para crianças e adolescentes, da referida faixa idade, que vivem com dermatite atópica”, lê-se ainda na nota.

A Lilly diz que a dose recomendada do baricitinib é de 4 mg, uma vez por dia, para doentes com peso igual ou superior a 30 kg. Para doentes com peso entre 10 kg e menos de 30 kg, a dose recomendada é de 2 mg, uma vez por dia. Deve considerar-se uma redução da dose para metade, para doentes que conseguiram manter o controlo da atividade da doença com a dose recomendada e que são elegíveis para redução da dose.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights