Fundação “la Caixa” distingue projeto de investigador da Universidade do Minho 

24 de Novembro 2023

O investigador do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina (EMed), Nuno Silva, foi um dos vencedores do prémio CaixaResearch de Investigação em Saúde 2023.

O investigador garantiu o prémio de cerca de um milhão de euros com um projeto sobre lesões da espinal medula que baseia na criação de um novo dispositivo e tratamento de forma a regenerar o tecido nervoso levando a ganhos funcionais. O projeto tem a colaboração do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

Citado em comunicado, Nuno Silva, explicou que “uma lesão na espinal medula pode, por exemplo, acontecer devido a um acidente de carro ou até num mergulho para uma zona com pouca profundidade, onde o osso da coluna vertebral se parte e vai esmagar a espinal medula”. O investigador alerta que uma das consequências deste tipo de lesões é que “a informação gerada no nosso cérebro não será transmitida eficazmente pela espinal medula, logo, a informação ficará retida na zona da lesão e, como tal, torna-se impossível que os músculos do nosso corpo receberem ‘as ordens’ para andar”.

“Todos os nossos órgãos situados abaixo do nível da lesão são também afetados podendo, por exemplo, levar à incapacidade de controlar órgãos como a bexiga ou o intestino”, sublinhou Nuno Silva que frisou que todo o trabalho da sua equipa “se focou nesta problemática irá desde perceber porque é que não há uma regeneração da medula após estas lesões, até ao desenvolvimento de novos tratamentos, como é o exemplo deste projeto que visa desenvolver um dispositivo que vai combinar várias terapias”.

Sobre a distinção da Fundação “la Caixa”, o galardoado deixou o agradecimento à sua equipa e colaboradores pelo “trabalho árduo e dedicação contínua à investigação científica”, explicando que o “a conquista deste prémio reforça o compromisso contínuo da universidade com a excelência em investigação científica e contribui para a reputação crescente da UMinho como uma instituição de referência na área da saúde e ciências da vida”.

Estima-se que, anualmente, se registem entre 40 e 80 casos de lesões da espinal medula por um milhão de habitantes.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights