Hospital Arcebispo João Crisóstomo inaugura Centro de Alta Resolutividade

24 de Novembro 2023

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, inaugurou hoje um Centro de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica de Alta Resolutividade, orçado em cerca de 650 mil euros.

O Centro de Alta Resolutividade permitiu que passassem a ser realizados no HAJC exames que eram antes realizados em locais mais distantes ou fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com conforto e comodidade para o utente, disse hoje, à margem da inauguração daquele espaço, a presidente do Conselho Diretivo do HAJC, Diana Breda.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, presente na cerimónia, constatou que o serviço está organizado e a funcionar.

“As pessoas estão a utilizá-lo [o serviço]. A ambição do Serviço Nacional de Saúde é esta: é fazer com qualidade e fazer com proximidade, gerindo os recursos da forma que seja mais proveitosa, em primeiro lugar para as pessoas que queremos servir”, sublinhou o governante.

Este investimento destinou-se essencialmente à aquisição de equipamentos, nomeadamente para a prova de esforço, um pletismógrafo, um colposcópio, um ecógrafo portátil e reequipamento do laboratório de análises clínicas, com câmara de fluxo laminar e microscópio ótico, entre outros.

De acordo com a presidente do Conselho Diretivo do HAJC estes equipamentos permitem dar uma autonomia do hospital, expandindo e melhorando o acesso e a rapidez, com a garantia da segurança para o doente.

O HAJC presta cuidados de saúde diferenciados, sendo que a sua área de influência abrange os concelhos de Cantanhede e Mira, e a freguesia de Arazede (concelho de Montemor-o-Velho), no distrito de Coimbra.

Estende-se ainda a algumas freguesias dos concelhos de Anadia, Mealhada e Vagos, no distrito de Aveiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This