Pela primeira vez África do Sul regista menos pessoas infetadas pelo VIH

28 de Novembro 2023

A África do Sul, o país com mais casos do vírus da imunodeficiência humana (VIH) no mundo, registou a primeira descida significativa do número de pessoas infetadas, segundo um estudo publicado.

De acordo com o Human Sciences Research Council (HSRC, na sigla em inglês), um instituto público de investigação sul-africano, que inquiriu 76 mil pessoas, a percentagem de sul-africanos portadores do VIH, que conduz à SIDA, diminuiu 1,3% de 2017 (data do anterior inquérito) para 2022, passando de 14% para 12,7% da população.

Segundo o estudo, em 2022, cerca de 7,8 milhões dos 62 milhões de habitantes da África do Sul eram portadores do vírus.

As razões para este declínio “são complexas”, referiu o diretor do HSRC e investigador principal do inquérito, Khangelani Zuma.

Apesar da diminuição do número de portadores do vírus em todas as províncias, o leste do país e, em particular, a região Zulu continuam a ser as mais afetadas.

A comunidade negra é também a mais contagiada, de acordo com o inquérito.

Zuma referiu ainda que “as pessoas estão a viver mais tempo com o VIH do que antes”, graças, em particular, à utilização crescente da terapia antirretroviral (TARV), que mudou radicalmente as perspetivas das pessoas com VIH/SIDA.

No entanto, só a África do Sul continua a ser responsável por um terço dos casos em Africa, com mais de 85.000 mortes anuais relacionadas com a SIDA nos últimos anos.

O estudo menciona preocupação com o elevado número de mulheres e jovens infetados e mostra que as novas infeções estão ligadas a um declínio na utilização de preservativos, um instrumento eficaz para evitar a propagação da SIDA, de acordo com os investigadores.

“Sabemos que os homens mais velhos estão a infetar mulheres mais novas”, afirmou o diretor para a África do Sul do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para a luta contra a SIDA, John Blandford.

Este plano investiu mais de 100 mil milhões de dólares (cerca de 91,5 mil milhões de euros) na luta contra a doença nos últimos 20 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights