Cartão de saúde gratuito de Idanha-a-Nova tem 4.808 utentes

29 de Novembro 2023

O Cartão Raiano de Saúde lançado em 2021 pelo município de Idanha-a-Nova tem atualmente 4.808 utentes e regista cerca de nove mil consultas médicas e oito mil atendimentos de enfermagem.

O “Cartão Raiano de Saúde 0-114” é distribuído, de forma gratuita, a todos os munícipes residentes e recenseados no concelho e inclui serviços médicos como hospitalização, parto, ambulatório, consultas e exames, estomatologia, fisioterapia e rede de bem-estar, entre outros.

Segundo dados disponibilizados à agência Lusa pelo município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, desde 2021, data do lançamento do Cartão Raiano Saúde, foram já contabilizadas cerca de 9.000 consultas médicas e cerca de 8.000 atendimentos de enfermagem.

Os utentes podem ainda beneficiar da Unidade Móvel de Saúde de Idanha-a-Nova e têm acesso a atendimento na Casa de Saúde.

É também disponibilizado aconselhamento médico por telefone, serviço de marcação de consultas, pedido de médico e enfermagem ao domicílio, consultas de especialidade e acesso à Rede Médica Nacional.

O Cartão Raiano de Saúde, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Rede Nacional de Assistência (RNA), foi recentemente distinguido com o prémio internacional de Responsabilidade Corporativa e Social IAG Awards 2023.

“É um reconhecimento que nos dá ainda mais confiança no trabalho que estamos a fazer no concelho de Idanha-a-Nova na área da saúde, em prol dos nossos munícipes”, referiu, em comunicado, o presidente da câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O Cartão Raiano Saúde, candidatado pela RNA aos prémios IAG Awards 2023, “foi considerado o melhor projeto social na área da saúde, graças ao seu cariz solidário, inclusivo e inovador junto dos cidadãos”.

“As políticas implementadas em Idanha-a-Nova na área da saúde, com destaque para os serviços contemplados pelo cartão, foram consideradas as melhores entre projetos de todo o mundo, numa rede que engloba 160 parceiros distribuídos por 200 países”, lê-se na nota.

O autarca manifestou a sua satisfação pela distinção internacional na área da saúde e sublinhou que o objetivo do cartão é proporcionar aos munícipes de todas as freguesias cuidados de saúde de proximidade e qualidade, em articulação e complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde.

“Num concelho extenso (o quarto maior do país) e de baixa densidade, assegura-se, desta forma, melhores condições de vida à população de todas as idades”, concluiu Armindo Jacinto.

Idanha-a-Nova, de acordo com os Censos 2021, tem 8.355 habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights