Lançada primeira pedra de nova USF na Amadora

13 de Dezembro 2023

O Governo e a Câmara da Amadora lançam esta quarta-feira a primeira pedra da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Ribeiro Sanches, em São Brás, que vai custar 3,4 milhões de euros e servir cerca de 20.900 utentes.

O projeto de criação da USF Ribeiro Sanches, na Praceta do Moinho da Boba, junto à estrada da Serra da Mira, na freguesia da Mina de Água, tem como promotor o município da Amadora e será apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com a atribuição de 3.212.200 euros (3.412.361 euros já com IVA).

A unidade de saúde está atualmente a funcionar em instalações provisórias, de contentores/monoblocos.

O novo edifício contará com dois pisos, com várias salas de espera e tratamento, gabinetes de consulta e de enfermagem, numa área bruta de construção de 1.312 metros quadrados e uma área de implantação de 989 metros quadrados.

Segundo a autarquia, o objetivo é criar “melhores condições para servir a população, bem como aumentar a taxa de cobertura dos serviços de saúde de proximidade, assegurando uma intervenção precoce na doença”.

Serão servidos por esta unidade cerca de 20.900 utentes, com base num programa funcional “US tipo 5”.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra contará com as presenças da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This