A Novavax, em Portugal desde 2022, tem no seu portfólio uma vacina de proteínas recombinantes para a Covid-19 e está a trabalhar em vacinas autónomas para a gripe, para a combinação de covid e gripe e numa vacina de dose elevada contra a covid-19.
César Jesus, Country Manager da Novavax, garante que se trata de uma vacina amplamente experimentada e diz ser um orgulho poder disponibilizar a única vacina não mRNA adaptada às atuais variantes.
A Novavax está empenhada e a trabalhar com todos os players para poder disponibilizar a sua vacina o mais brevemente possível a toda a população que a queira receber. Segundo o responsável, é importante ter um portfólio de vacinas diversificado para: garantir cadeias de abastecimento resilientes e uma boa preparação; criar confiança, garantir o acesso, a segurança e a facilidade de administração; apoiar o acesso equitativo às vacinas. E é preciso perceber as razões que levam alguns a escolher vacinar-se apenas contra a gripe, acrescentou.
Os médicos António Diniz e Filipe Froes revisitaram os 1151 dias de pandemia, esclareceram os jornalistas relativamente ao cenário atual e corroboraram a afirmação de César Jesus: precisamos de diversidade vacinal. Filipe Froes diz que são precisas outras vacinas que permitam: semelhança à imunidade híbrida, boa resposta imunitária inicial, manutenção de níveis Ac neutralizantes, maior duração de proteção e excelente perfil de segurança.
António Diniz sublinhou a importância de integrar a vacinação contra o SARS-CoV-2 no Plano Nacional de Vacinação – um Plano Nacional de Vacinação integrado ao longo da vida.
HN/RA
0 Comments